Fiocruz entregará 5 milhões de doses da vacina contra Covid-19 na próxima sexta-feira (23)

Quantidade de imunizantes supera previsão inicial para a semana em 300 mil doses

[Fiocruz entregará 5 milhões de doses da vacina contra Covid-19 na próxima sexta-feira (23)]

FOTO: Heudes Regis/SEI

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou na última quarta-feira (21), que entregará nesta sexta-feira (23), 5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A quantidade é superior a previsão inicial prevista para esta semana em 300 mil doses.

Por questões de logística relacionadas à distribuição das vacinas, a Fiocruz liberará os lotes para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) sempre as sextas-feiras. De acordo com a Fundação, a decisão foi adotada juntamente com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Durante a semana passada, Bio-Manguinhos também liberou 5 milhões de doses, só que em duas remessas, na quinta e sexta-feira. Para a semana que vem, de acordo com descrito no cronograma, está previsto mais 6,7 milhões de doses, o que fará com que a fundação entregue mais de 18 milhões de doses no mês de abril.

Para os meses seguintes, a programação é que as entregas aumentem em volume e cheguem a 21,5 milhões, em maio, 34,2 milhões, em junho, e 22 milhões em julho. Desta maneira, a fundação cumprirá a meta de elaborar 100,4 milhões de doses a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, de acordo com encomenda tecnológica firmado com a farmacêutica AstraZeneca. No segundo semestre, conforme previsão da Fiocruz, 100 milhões de doses com IFA fabricados no Brasil devem ser produzidos.

Para o Programa Nacional de Imunizações, 14,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca já foram entregues, sendo 10,8 milhões produzidas por Bio-Manguinhos. Outras quatro milhões foram importadas prontas da Índia em janeiro e fevereiro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!