Fiocruz envia insumo nacional para os Estados Unidos
Material usado para a produção de vacinas contra a Covid-19 passará por 14 testes

Foto: Getty Images
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou para os Estados Unidos dois lotes de pré-validação do ingrediente farmacêutico ativo produzidos no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). De acordo com as informações divulgadas na última sexta-feira (22), os lotes para a produção da vacina AstraZeneca contra o novo coronavírus foram aprovados em testes internos de controle de qualidade.
Ainda segundo a Fiocruz, o processo de produção do IFA passa por um rigoroso controle, que inclui um total de 81 testes. Agora, novos testes serão realizados para garantir os parâmetros de qualidade do IFA importado. Entre os outros 14 testes que serão realizados nos Estados Unidos, o mais longo tem duração de 56 dias.
Bio-Manguinhos começou a produzir o IFA nacional em 21 de julho, depois de ter recebido no início de junho bancos de células e vírus previstos no acordo de transferência de tecnologia assinado com a farmacêutica anglo-sueca. Além dos lotes de pré-validação que estão prontos, o instituto já iniciou a produção de mais quatro outros lotes. Desde março, a fundação já entregou 113,8 milhões de doses da vacina, produzidas com IFA importado. Mais 16,7 milhões de doses já estão prontas e se encontram em diferentes estágios do processo de controle de qualidade. Dessas, cerca de 15 milhões poderão ser liberadas a partir da próxima semana.