FMI revisa previsão de queda do PIB do Brasil para 9,1%

Nova previsão é mais pessimista do que o mercado acreditava

Por Da Redação
Às

FMI revisa previsão de queda do PIB do Brasil para 9,1%

Foto: Reprodução/Internet

O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou na última quarta-feira (24) um relatório que revisou a queda do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, em 2020 de 5,3% para 9,1%. O FMI também revisou de 2,9% para 3,6% a expectativa de recuperação do PIB brasileiro em 2021. Essa taxa, no entanto, está abaixo da expectativa média global, de 5,4%, mas que, em abril, era de 5,8%.

Além do Brasil, Argentina e México também viram os indicadores serem revistos. A previsão é mais pessimista do que a esperada pelo mercado, computadas pelo Banco Central no Relatório Focus que, na última segunda-feira (22) apontava uma retração de 6,5%. A nova previsão de retração do PIB brasileiro é similar com a taxa de queda estimada em abril para o PIB da Itália e que agora passou para 12,9%.

“A pandemia de Covid-19 teve um impacto mais negativo na atividade no primeiro semestre de 2020 do que o previsto, e a recuperação é projetada para ser mais gradual do que o previsto anteriormente”, informou o Fundo. Para 2021, o crescimento global é projetado em 5,4%.

A revisão das estimativas do FMI também prejudicou a evolução da dívida pública bruta do Brasil, passando de 98,2% do PIB para para 102,3% do PIB, em 2020, e para 100,6% do PIB, em 2021. A metodologia do Fundo é diferente da do governo, pois considera os títulos públicos na carteira do Banco Central.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário