Folclore do Sítio do Picapau Amarelo chega à Feira de Santana!
Espetáculo gratuito integra a temporada 2025 do programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal

Foto: Divulgação
A cidade de Feira de Santana se enche de encanto e magia para receber a peça “Uma Aventura no Sítio do Picapau Amarelo”. Assinada pelo Grupo Stripulia, de Salvador, a apresentação gratuita está marcada para o próximo dia 13 de setembro (sábado), às 16h, na Praça da Kalilândia. O evento é promovido pela Fundação ArcelorMittal, dentro da temporada 2025 do programa Diversão em Cena, em parceria com a Belgo Arames.
Inspirado no clássico de Monteiro Lobato, o espetáculo de 50 minutos convida crianças e adultos a embarcarem no universo fantástico do sítio mais famoso do Brasil. Durante a trama, Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa e o leitão Marquês de Rabicó vivem mais uma de suas aventuras e unem-se para vencer um dos mais mirabolantes planos da malvada “jacaroa” Cuca. A classificação é livre, com indicação a partir de 3 anos.
Fundado há 15 anos, em Salvador, o Grupo Stripulia tem em seu histórico mais de 60 peças, a maioria delas escritas e encenadas para o público infantojuvenil. A companhia reúne um rico acervo de cenários e figurinos itinerantes, com apresentações em teatros, escolas, praças públicas, shoppings, hospitais, dentre outros locais.
O programa Diversão em Cena também foi fundado há 15 anos pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames. Sua missão é valorizar e democratizar a cultura regional, por meio da oferta de espetáculos gratuitos ou a preços populares. Toda a programação é viabilizada por meio de recursos das Leis de Incentivo, em parceria com produtores culturais. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações em cidades dos seguintes estados: Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
“Acreditamos que é essencial incentivar iniciativas que impulsionam o intercâmbio cultural e expandem o acesso dos brasileiros às múltiplas expressões artísticas. Democratizar a nossa rica cultura é um ato de valorização e fortalecimento da identidade do país”, diz Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
“Programas como o Diversão em Cena são catalisadores de mudanças. O acesso à cultura é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, e as sessões criam oportunidades para o diálogo e troca de experiências, o que gera um impacto social duradouro”, conclui Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.
Esta apresentação é viabilizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames. A realização é da Lima Produções Culturais e do Ministério da Cultura, Governo Federal.