• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Fome recorde: mais de um terço dos brasileiros não tem dinheiro para alimentação

Fome recorde: mais de um terço dos brasileiros não tem dinheiro para alimentação

A insegurança alimentar foi de 36% em 2021, resultado recorde desde 2006

Por Da Redação
Às

Fome recorde: mais de um terço dos brasileiros não tem dinheiro para alimentação

Foto: Reprodução

O número de brasileiros sem condições para alimentar a si ou a família teve uma elevação no último ano, conforme uma pesquisa feita pela FGV Social. A insegurança alimentar foi de 36% em 2021, resultado recorde desde 2006, quando a série histórica começou.

Ao longo dos anos, esse índice só vem crescendo. Em 2014, por exemplo, 17% da população se encontrava em situação de insegurança alimentar. Já em 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, a fome já atingia 30% da população.

Além disso, foi verificado que essa é a primeira vez em mais de 15 anos que a fome ultrapassa a média mundial. Antes e durante o período de pandemia do novo coronavírus, a insegurança alimentar no Brasil estava em 4,48 pontos percentuais acima da média de todos os 120 países pesquisados.

Quando verificado o ranking dos países com maior percentual da população sem dinheiro para comprar comida, o Brasil ocupa a 63º posição. De acordo com Marcelo Neri, economista e diretor do Centro de Políticas Sociais da FGV, os dados expõem uma ineficácia das políticas públicas nos últimos anos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário