Ford Everest: como é o “SUv da Ranger” que pode vir ao Brasil?

SUV Everest tem chassi e tração 4x4 mas motor é só a gasolina

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Ford Everest: como é o “SUv da Ranger” que pode vir ao Brasil?

O segmento de SUvs de sete lugares no Brasil é dominado por modelos diesel como Toyota SW4 e em um plano inferior o Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport que vendem bem menos mas todos são turbodiesel com tração 4x4. Será que daria certo vender um SUV com base de chassi e motor a gasolina? Esse pode ser o plano da Ford caso lance o Everest no mercado nacional. Esperado por aqui, dado o sucesso da pick-up ranger, o SUV é feito na Tailândia porém na versão de 300cv a gasolina. 

O Ford Everest é um dos grandes lançamentos do ano no mercado vizinho da Argentina e o Farol da Bahia  teve a chance de dirigir o SUV grande por cerca de 4h nas estradas da Patagônia por ocasião do lançamento da F-150 e Maverick Tremor. 

O Ford Everest Titanium vem com motor 2.3 EcoBoost turbo à gasolina, tração 4×4 e transmissão automática de 10 marchas. Embora o público brasileiro espere pelo carro e pelo motor V6 3,0 litros da Ranger no Everest esse propulsor ainda não existe no SUV. Por conta disso, apesar da expectativa o Everest não tem a motorização que é mais aceita no Brasil para esse tipo de veículo sem falar na produção da Tailândia que não teria condição de produzir o SUV em alto volume para a América do Sul.  

Design Ranger 

Tivemos contato com o Ford Everest Titanium, versão topo de linha com sete lugares e itens de segurança do pacote ADAS sendo o modelo mais caro também. No design, sem segredos, a semelhança é total com a Ranger e sua identidade externa com faróis em LED em formato “C”. Na traseira, as lanternas são bem convencionais e as linhas bem como rodas e pneus de 20 polegadas conferem um porte elevado típico desses veículos.

O painel quadrado com multimídia vertical seguem também a receita da Ranger. A lista de itens de série é farta com teto solar panorâmico, porta-malas com abertura elétrica, bancos rebatíveis da terceira fila sob o piso do porta-malas (7 lugares com espaço adequado), faróis e lanternas full-LED, e modos de condução, multimídia de 12 polegadas, painel digital de 8 polegadas e controle de modos de condução (Normal, Eco, Tow/Haul, Slippery, Sand e Mud/Ruts) também são itens de série bem como seis airbags e pacote ADAS completo. 

Ainda é uma dúvida 

Na Patagônia, testamos o Everest nas estradas, em pistas enlameadas, com pedras e até atravessando um pequeno riacho. Foram ao todo 4 horas ao volante do Everest que oferece conforto, suspensão robusta e tração 4x4. Além disso, o motor a gasolina é potente e silencioso mas podemos projetar tendo por base o motor diesel da Ranger que um Everest 3,0 litros turbodiesel cairia muito bem ao SUV. 

Na Argentina o Everest é oferecido nas cores Branco Oxford, Cinza Prata, Cinza Mercúrio e Preto Pantera com preço de 79,8 milhões de pesos, cerca de R$ 390 mil. O Ford Everest tem garantia de 5 anos ou 150.000 quilômetros rodados.

A Ford tem um plano para trazer a produção do SUV em General Pacheco para atender a América do Sul. Há dúvida se a Ford lançaria o Everest importado da Ásia agora para depois vender aqui a versão argentina e diesel. No Brasil, o Everest já foi visto no centro de desenvolvimento da Ford na Bahia mas ainda não é uma certeza e sim uma dúvida quanto ao seu lançamento no Brasil. 

 

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