Ford promete 10 lançamentos importados no Brasil em 2023

Marca vai focar na nova geração da Ranger e modelos de nicho como SUVs grandes

Após o anúncio de fechamento da sua última fábrica no Brasil, em Camaçari, o mercado entendeu que Ford estava se retirando no mercado nacional. Mas isso não aconteceu e a Ford passou a trabalhar com portfólio mais enxuto e no final do ano confirmou à imprensa especializada que irá lançar 10 veículos no mercado brasileiro. 

Uma parcela desses lançamentos já é conhecida: F-150 no segmento de pick-ups grandes, a Maverick Hybrid e a nova geração da Ranger.

No caso da Ranger, que é o produto de maior volume no mercado brasileiro, a nova geração é fruto de um investimento de US$ 580 milhões na unidade de Pacheco, na Argentina, onde ela será produzida e exportada para o Brasil, quando deve ser vendida nas versões XL, XLT e Limited no próximo ano. Ford Ranger 2024, que já foi flagrada por aqui, deve ser equipada com motor de 2.0 litros turbo de 150 ou 210 cv. Também pode ter um propulsor de 3.0 litros V6, que entrega até 250 cv. Ainda não há informações sobre versões eletrificadas.

No entanto, além destas três novidades já conhecidas a marca deve trazer o Mustang Mach-E, modelo já mostrado no país há alguns meses e que deve ser confirmado nas próximas semanas. Inclusive, já foi flagrado rodando no Brasil, onde deve ser equipado com dois motores elétricos, que somam 487 cv com torque de 87 kgfm.

Segundo a fabricante, é possível fazer de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. As baterias têm 91 kWh, o que confere uma autonomia de até 434 km. Mas a Ford pode vender uma versão com motores de 269 cv com torque de 43,8 kgfm ou de 346 cv com torque de 59,1 kgfm. As baterias podem ter 75,5 kWh ou 98 kWh, o que confere uma autonomia de até 610 km.

Em relação à Maverick Hybrid, que já foi apresentada no país no final de novembro, deve ser equipada com motor 2.5 aspirado de 164 cv e outro elétrico de 128 cv. Juntos os dois propulsores entregam 193 cv. Segundo a fabricante, o consumo combinado é de 15,7 km/h, mas pode chegar aos 18 km/l.

Também já apresentada no Brasil neste ano, a Ford F-150 pode chegar apenas na versão Lariat FX4. Rival da Chevrolet Silverado, que também será lançada em 2023, a pick-up deve ser equipada com motor V8 de 5.0 litros de 405 cv. Mas nada impede da Ford vendê-la com propulsores V6 de 2.7 litros turbo de 329 cv, V6 híbrido de 3.5 litros de 436 cv e V6 turbo de 3.5 litros de 408 cv no país.

O restante é somente especulação. Globalmente a Ford pode oferecer novidades como o Equator, substituto para o Territory no segmento médio. O crossover, que mede mede 4,63 m de comprimento, 2,72 de entre-eixos e 1,75 de altura, pode ter motor 1.8 litro turbo, que entrega 190 cv e 32,6 kgfm torque de desempenho superior ao do Territory que tem propulsor 1.5 turbo de 150cv. A transmissão é automática de sete velocidades, enquanto no Territory atual é um CVT.

Acima do Equator a marca poderá oferecer o Everest, derivado da Ranger e já oferecido em vários mercados. O SUV deve ser equipado com motor de 2.0 litros turbodiesel de 210 cv ou com propulsor de 3.0 litros V6 turbodiesel de 250 cv.


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