Ford Ranger chega a 30 anos no Brasil

Picape é vice líder de vendas no país

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Ford Ranger chega a 30 anos no Brasil

A Ford Ranger completou 30 anos de presença no mercado brasileiro em 2025. Até novembro, o modelo somou mais de 30 mil unidades emplacadas no país, volume que representa crescimento de 9% no ano, acima da média do segmento, que avançou 3,8% no mesmo período. A Ranger também manteve a liderança nas versões intermediárias e de topo, as mais disputadas da categoria e ocupa a vice liderança geral no ranking.

O aumento da demanda no Brasil e em outros mercados da América do Sul motivou a Ford a investir US$ 40 milhões em 2025 para ampliar a produção da fábrica de Pacheco, na Argentina, responsável pelo abastecimento regional. Com o aporte, a capacidade anual da planta chegou a 80 mil unidades, o maior volume já registrado, representando um crescimento de 30% em relação a 2024.


Cinco gerações 

Ao longo de cinco gerações, a Ranger se consolidou como um dos produtos mais importantes da história da Ford no país. O modelo surgiu nos Estados Unidos em 1982 como uma alternativa menor e mais eficiente à F-150. Inicialmente, era oferecido apenas com cabine simples e motores a gasolina.

No Brasil, a Ranger foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em 1994, já na segunda geração, e começou a ser comercializada em 1995 nas versões XL, com cabine simples, e STX, com cabine estendida, ambas importadas dos Estados Unidos. Em 1996, a produção passou a ser feita em Pacheco. A terceira geração estreou em 1998, trazendo a opção de cabine dupla. Em 2012, a quarta geração marcou a transformação da Ranger em um produto global, com avanços em design, tecnologia e posicionamento no segmento.

A quinta geração da Ranger foi lançada no Brasil em 2023, como modelo 2024. O modelo conquistou prêmios da indústria automotiva no Brasil e no exterior e obteve cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. Desenvolvida a partir de uma nova plataforma, a picape passou a contar com chassi maior e mais robusto, além de uma arquitetura eletrônica atualizada.

Entre os destaques estão a central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o câmbio eletrônico E-Shifter e o conjunto mecânico com motor V6 3.0 turbodiesel, disponível nas versões Limited, XLT e XLS. O propulsor entrega 600 Nm de torque, associado à transmissão automática de dez marchas e ao sistema de tração 4WD. A linha também oferece versões equipadas com o motor 2.0 Panther turbodiesel.

A Ranger de quinta geração incorporou ainda novos recursos de assistência ao condutor, como piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de frenagem em marcha a ré, monitoramento de ponto cego com cobertura para reboque, câmeras de visão 360 graus e atualizações remotas de software.

Em 2023, a gama foi ampliada com a chegada da Ranger Raptor, equipada com motor V6 3.0 biturbo a gasolina, suspensão Fox de longo curso e diferenciais dianteiro e traseiro blocantes, ampliando a atuação da marca no segmento de picapes de alto desempenho.

A próxima etapa da linha Ranger já está confirmada. A versão híbrida plug-in será produzida em Pacheco e tem lançamento previsto no Brasil em 2027. A picape contará com um novo motor flex desenvolvido pela engenharia da Ford no país e será a primeira Ranger eletrificada. A proposta é combinar condução em modo elétrico, autonomia estendida e manutenção das características de capacidade e robustez que marcaram o modelo ao longo de três décadas no mercado brasileiro.

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