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Modelo tem dois motores elétricos que somam 487cv mas deve chegar só no fim do ano que vem
Na sequência do plano de renovação do portfólio a Ford Brasil revelou no país o Mustang Mach-E. A segunda vida do clássico esportivo agora tem apenas motor elétrico de quase 500cv. No entanto, a Ford Brasil não afirmou que irá lançar o Crossover esportivo por aqui. O Farol da Bahia esteve presente na revelação feita no centro técnico de desenvolvimento da marca, antiga pista de provas, em Tatuí, a cerca de 150km de São Paulo.
O modelo exibido no evento traz emblemas da versão GT, uma das três disponíveis no portfólio do Mach-E nos Estados Unidos.
Com visual esportivo que remonta à linha atual do Mustang a combustão, o Mach-E já teve mais de 50.000 unidades vendidas nos Estados Unidos. O sucesso do veículo foi tão grande que a Ford chegou a suspender encomendas do Mach E por conta da falta de peças e excesso de pedidos. Atualmente o modelo custa a partir de US$ 43,8 mil (R$ 240 mil em conversão direta) chegando a US$ 65 mil (R$ 345 mil) na versão Performance GT.
Motor elétrico e autonomia superior a 400km
Embora a Ford não tenha detalhado informações sobre o Mach-E, o SUV produzido no México é oferecido nas versões Select, GT e Performance no mercado norteamericano. Adota o visual de SUV cupê com a traseira marcadamente inspirada no atual estilo do Mustang e tem dois motores elétricos que somam 487cv de potência e torque em torno dos 87kgfm.
Seu conjunto de baterias tem 91kWh suficiente para uma autonomia de 434km ou 418 km na versão Performance. A aceleração fica em torno de 3,6s para sair da imobilidade até os 100km/h. Os números são ligeiramente superiores aos do Volvo C40 elétrico que tem 408cv e 400km de autonomia com preço em torno de R$ 430 mil.
A Ford pode até apresentar oficialmente o Mach-E no Brasil porém suas vendas devem demorar um pouco. Isso porque toda a produção do modelo está comprometida para este ano. Nos Estados Unidos às concessionárias pararam de formar fila de espera pelo Mustang Mach-E, cujas encomendas só voltarão a ser feitas no ano que vem.
2 milhões de elétricos em quatro anos
Embora não tenha mais fábrica no Brasil a Ford mostrou detalhes do trabalho feito no Centro Técnico de Desenvolvimento em Tatuí/SP, estrutura inaugurada em 1978, que serve para desenvolver, testar e validar produtos da marca destinados a vários mercados do mundo.
O espaço já está apto a fazer testes nos modelos híbridos e elétricos. Em uma visita interna, tivemos acesso a estruturas que validam tempo de recarga de energia, testes de rodagem em pistas de alta e baixa velocidade, testes de coeficiente aerodinâmico, simulação de diversos tipos de pavimento além de laboratórios de som e controle de emissões. Além do Centro Técnico em Tatuí com 1.500 colaboradores a marca mantém um laboratório em Camaçari com uma equipe de engenheiros e desenvolvedores.
“Estamos provando que investir em desenvolvimento de tecnologia e inteligência automotiva é um negócio rentável, mas que requer uma estrutura de desenvolvimento e testes com profissionais altamente capacitados. Por isso, Tatuí representa um diferencial competitivo e estratégico para a Ford no Brasil e no mundo”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
A Ford reafirmou o plano dr produzir 2 milhões de modelos elétricos para o mercado até 2026 com produção localizada principalmente nos Estados Unidos, México e China.
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