Ford revela Mustang elétrico em evento no interior do SP

Modelo tem dois motores elétricos que somam 487cv mas deve chegar só no fim do ano que vem

Na sequência do plano de renovação do portfólio a Ford Brasil revelou no país o Mustang Mach-E. A segunda vida do clássico esportivo agora tem apenas motor elétrico de quase 500cv. No entanto, a Ford Brasil não afirmou que irá lançar o Crossover esportivo por aqui. O Farol da Bahia esteve presente na revelação feita no centro técnico de desenvolvimento da marca, antiga pista de provas, em Tatuí, a cerca de 150km de São Paulo. 

O modelo exibido no evento traz emblemas da versão GT, uma das três disponíveis no portfólio do Mach-E nos Estados Unidos. 

Com visual esportivo que remonta à linha atual do Mustang a combustão, o Mach-E já teve mais de 50.000 unidades vendidas nos Estados Unidos. O sucesso do veículo foi tão grande que a Ford chegou a suspender encomendas do Mach E por conta da falta de peças e excesso de pedidos. Atualmente o modelo custa a partir de US$ 43,8 mil (R$ 240 mil em conversão direta) chegando a US$ 65 mil (R$ 345 mil) na versão Performance GT.  

Motor elétrico e autonomia superior a 400km 

Embora a Ford não tenha detalhado informações sobre o Mach-E, o SUV produzido no México é oferecido nas versões Select, GT e Performance no mercado norteamericano. Adota o visual de SUV cupê com a traseira marcadamente inspirada no atual estilo do Mustang e tem dois motores elétricos que somam 487cv de potência e torque em torno dos 87kgfm. 

Seu conjunto de baterias tem 91kWh suficiente para uma autonomia de 434km ou 418 km na versão Performance. A aceleração fica em torno de 3,6s para sair da imobilidade até os 100km/h. Os números são ligeiramente superiores aos do Volvo C40 elétrico que tem 408cv e 400km de autonomia com preço em torno de R$ 430 mil. 

 

A Ford pode até apresentar oficialmente o Mach-E no Brasil porém suas vendas devem demorar um pouco. Isso porque toda a produção do modelo está comprometida para este ano. Nos Estados Unidos às concessionárias pararam de formar fila de espera pelo Mustang Mach-E, cujas encomendas só voltarão a ser feitas no ano que vem. 

2 milhões de elétricos em quatro anos  

Embora não tenha mais fábrica no Brasil a Ford mostrou detalhes do trabalho feito no Centro Técnico de Desenvolvimento em Tatuí/SP, estrutura inaugurada em 1978, que serve para desenvolver, testar e validar produtos da marca destinados a vários mercados do mundo. 

O espaço já está apto a fazer testes nos modelos híbridos e elétricos. Em uma visita interna, tivemos acesso a estruturas que validam tempo de recarga de energia, testes de rodagem em pistas de alta e baixa velocidade, testes de coeficiente aerodinâmico, simulação de diversos tipos de pavimento além de laboratórios de som e controle de emissões. Além do Centro Técnico em Tatuí com 1.500 colaboradores a marca mantém um laboratório em Camaçari com uma equipe de engenheiros e desenvolvedores. 

“Estamos provando que investir em desenvolvimento de tecnologia e inteligência automotiva é um negócio rentável, mas que requer uma estrutura de desenvolvimento e testes com profissionais altamente capacitados. Por isso, Tatuí representa um diferencial competitivo e estratégico para a Ford no Brasil e no mundo”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

A Ford reafirmou o plano dr produzir 2 milhões de modelos elétricos para o mercado até 2026  com produção localizada principalmente nos Estados Unidos, México e China.


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