Fotógrafo Pedro Garcia de Moura, o Cartiê Bressão, lança livro 

“Emoção Criativa” apresenta método para ajudar a desenvolver um processo criativo individual e potente. Empreendedores e artistas como a atriz Bianca Comparato e a cantora Alice Caymmi passaram pela e

Por Michel Telles
Ás

Fotógrafo Pedro Garcia de Moura, o Cartiê Bressão, lança livro 

Foto: Divulgação

Fotógrafo por trás do codinome Cartiê Bressão, que faz sucesso nas redes sociais, Pedro Garcia de Moura concebeu um método para ajudar no desenvolvimento de um processo criativo único, individual e potente. O resultado será lançado em novembro no livro “Emoção Criativa - Como encontrar sua essência e libertar seu fluxo criador”. Resultado de entrevistas com profissionais ligados à indústria criativa, a obra propõe maneiras de driblar o lado racional para encontrar a expressão coerente da nossa emoção. Nomes como a atriz Bianca Comparato, as cantoras Alice Caymmi e Maria Luiza Jobim, a empreendedora Barbara Soalheiro e o publicitário Hugo Veiga fizeram parte do estudo. 

Pedro Garcia é um publicitário premiado, com carreira internacional, e um dos fundadores da plataforma de shows Queremos!, mas é mais conhecido nas redes sociais por postar fotos marcantes e legendas que brincam de traduzir literalmente expressões brasileiras para o francês. As imagens, a maioria tiradas pelo celular, estão na página do Instagram Cartiê Bressão, homenagem ao pioneiro da fotografia de rua Henri Cartier-Bresson. Em seu livro, também por meio da arte, busca derrubar barreiras para que a expressão artística flua livremente e cada um se expresse em sua força máxima. "Esse livro é para qualquer pessoa que esteja disposta a se conhecer e para quem acredita que a arte pode ser uma das melhores ferramentas para isso", explica o autor, cujo método é fruto de um trabalho de orientação com artistas, empreendedores e profissionais da indústria da comunicação. 

Além da proposta do método, o livro apresenta uma série de perguntas para mapear nosso histórico emocional e entender como é possível descobrir, a partir da nossa relação com arte e cultura, quais as pistas que nos demos ao longo da vida do que é verdadeiramente importante para nós. Pedro conta que são justamente "os momentos de transbordamento emocional onde a arte consegue penetrar nas carapaças que vamos construindo ao longo da vida e que podem servir de insumos para encontrar não quem achamos que somos ou quem queremos ser, mas quem somos de verdade".  

Pedro entrevistou centenas de profissionais da indústria criativa, que responderam a perguntas como: Qual o livro que mais lhe marcou? Qual música sempre te emociona? Qual o filme que mais fez você chorar? Ao fim do processo, o autor aponta ideias para projetos que sejam capazes de sintetizar essas descobertas e ainda oferece aprendizados baseados nas dificuldades mais comuns encontradas ao longo do percurso. 

A própria editora pela qual o livro foi lançado, Ventania Editorial, da premiada autora Rosa Amanda Strausz, já é fruto do método da Emoção Criativa em ação, como ela conta na introdução da obra. Depois de fazer uma sessão com Pedro, ela finalmente resolveu empreender seu sonho de abrir sua própria editora. 

A pré-venda do livro no site Catarse foi um sucesso, triplicando a meta inicial estipulada pela editora, onde eram oferecidos, além dos exemplares, sessões de orientação com o autor e impressões limitadas de seu projeto Cartiê Bressão.         

Serviço 

Título: “Emoção Criativa - Como encontrar sua essência e libertar seu fluxo criador” 

Autor: Pedro Garcia de Moura 

Páginas: 145 

Preço: R$42 

Disponível em: https://www.emocaocriativa.com/

Editora: Ventania Editorial 

Ano de lançamento: 2021 

  

Sobre o autor 

Pedro Garcia de Moura é o inquieto designer carioca, que, aos 24 anos, se mudou para Londres, onde trabalhou como criativo para diversas agências de publicidade, ganhando prêmios como Cannes, D&AD, Clio e London International Awards. A próxima parada foi em Buenos Aires, na agência Madre (Mother), uma das agências mais respeitadas do mundo e conhecida por reunir grandes talentos em uma estrutura mínima, voltada para potencializar sua criatividade. 

Pedro Garcia é o profissional que saiu da Madre diretamente para o Rio de Janeiro, onde tornou-se um dos sócios do Queremos!, uma plataforma musical, que realizou mais de 200 shows ao redor do mundo, e que já foi convidada para falar de seu modelo de negócios no SXSW, MIT e World Economic Forum. Foi uma verdadeira revolução no modo como artistas e seu público se relacionam. 

Cartiê Bressão é o fotógrafo de rua apaixonado pela cidade que Pedro Garcia acabava de reencontrar. 

Talvez tenha sido nesse momento que o artista, o humanista e o publicitário se encontraram – e se reconheceram. Talvez tenha nascido ali a semente de EMOÇÃO CRIATIVA, o livro em que Pedro Garcia – a pessoa formada por suas múltiplas experiências – se pergunta e busca respostas possíveis para esse fenômeno tão humano e tão desconhecido chamado criatividade. 

Hoje, ao lado da experiência publicitária criativa e dos projetos de cunho coletivo que jamais abandonou, Pedro Garcia é consultor de direcionamento artístico – termo que prefere a branding pessoal – de inúmeros profissionais ligados à criação, sejam eles artistas ou não. Seu método de despertar a emoção criativa tem ajudado músicos, atores, escritores, editores, cozinheiros, fotógrafos, profissionais liberais e empreendedores a encontrarem um ponto de equilíbrio entre a inquietude criativa e a necessidade de interação com seu público. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário