França aplica multa de mais de R$ 1,3 bi no Google por publicidade on-line
Empresa americana "não questionou os fatos" que a fizeram receber a punição

Foto: Reprodução/A Gazeta
A agência reguladora para a concorrência na França anunciou nesta segunda-feira (7) a aplicação de uma multa de 220 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhões na conversão direta) contra o Google por considerar a empresa culpada de favorecer os seus próprios serviços no setor de publicidade on-line, um novo golpe na Europa contra os gigantes americanos de tecnologia.
A Google "não questionou os fatos" e a multa foi aplicada no âmbito de um procedimento de acordo amistoso com os três meios de comunicação (News Corp, o jornal francês Le Figaro e o grupo Rossel da Bélgica) que o acusaram de ter monopolizado a venda de publicidade on-line. "A autoridade (reguladora francesa) constatou que o Google deu tratamento preferencial a suas tecnologias apresentadas sob a marca Google Ad Manager", indicou o organismo.
A Alphabet, empresa matriz do Google, teve um volume de negócios de 55,31 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2021, em sua maioria graças à publicidade on-line. No entanto, as práticas da empresa são objeto de investigação por parte das autoridades de vários países.