• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Fraude no INSS: AGU prevê plano de ressarcimento a vítimas e responsabilização das entidades que promoveram descontos indevidos

Fraude no INSS: AGU prevê plano de ressarcimento a vítimas e responsabilização das entidades que promoveram descontos indevidos

O plano será encaminhado primeiramente à Casa Civil

Por Da Redação
Ás

Fraude no INSS: AGU prevê plano de ressarcimento a vítimas e responsabilização das entidades que promoveram descontos indevidos

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que apresentará, nesta semana, um plano de ressarcimento para aposentados e pensionistas prejudicados pelo esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta, desenvolvida com apoio da Dataprev, encontra-se em fase final de elaboração.

De acordo com nota divulgada pelo órgão, o plano será encaminhado primeiramente à Casa Civil e, em seguida, submetido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao Ministério Público Federal (MPF) e à Defensoria Pública da União (DPU).

A previsão foi divulgada após nova reunião do Grupo Especial de Combate às Fraudes no INSS, realizada na última sexta-feira (2), com a participação do advogado-geral da União, Jorge Messias, do novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, e do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção.

Waller Júnior, recém-nomeado para o cargo, anunciou a abertura de Procedimentos Administrativos de Responsabilização (PAR) com base na Lei Anticorrupção. A medida tem como alvo entidades suspeitas de pagar propina a servidores e aquelas consideradas de fachada.

Paralelamente, a AGU determinou à Procuradoria-Geral Federal (PGF) a instauração de procedimentos preparatórios para ações de improbidade administrativa contra agentes públicos e empresas investigadas no esquema.

A crise no INSS desencadeada pelas fraudes levou à exoneração do ex-presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto, e ao pedido de demissão do ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), cuja pasta era responsável pela nomeação da antiga gestão.


LEIA TAMBÉM: 
Líder do PL na Câmara pede afastamento de novo ministro da Previdência

Aliado histórico do PT, PDT ameaça deixar base do governo após saída de Lupi

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário