Frente fria chega a Salvador e provoca fortes chuvas
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas fortes para 140 cidades baianas

Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Uma frente fria chega em Salvador na madrugada desta terça-feira (11), causando fortes chuvas na cidade, e deve se estender até quinta-feira (13). De acordo com o instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital está entre as 140 cidades do estado sob alerta de chuva forte.
A previsão é de que o fenômeno meteorológico cause chuvas de nível moderado a forte, com rajadas de vento de até 55 km/h. O sol só deve reaparecer na quinta, segundo a Defesa Civil (Codesal).
A diretoria também informou que o clima chuvoso deve se instalar e espalhar por diferentes pontos da cidade ainda hoje. Em algumas localidades, como a região de Ilha de Maré e o Subúrbio, a chuva forte foi registrada desde segunda-feira (10).
Nas últimas 24h o bairro do Rio Vermelho registrou o maior acumulado de chuvas com 22,2 mm. Logo em seguida estão: Barbalho (18 mm); Caixa d'Água (17 mm); Piatã (16,4 mm); Brotas (14,8 mm); Ondina (14,2 mm); Barris (13,8 mm); Patamares (12,8 mm); Massaranduba (12,6 mm); São Tomé de Paripe (12,5 mm).
Com a intensificação das chuvas há possibilidade de ocorrer alagamentos, quedas de árvore e deslizamentos de terra. Nestes casos a Defesa Civil orienta que a população entre em contato com o número 199 para relatar problemas causados pelo temporal.
O Inmet emitiu alerta, válido até as 10h de terça-feira (11), para a ocorrência de chuvas em diversas regiões da Bahia para os próximos dias.
O temporal vai atingir o nordeste, centro-norte, centro-sul e sul baiano, além da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
As cidades do estado que registraram o maior acumulado de chuva nas últimas 24h foram: Cairu, com 39 mm; Lauro de Freitas (12,2 mm); Poções (7,2 mm); Antônio Cardoso (6,8 mm) e Simões Filho (6,2 mm).
Vitoria da Conquista, no sudoeste do estado, registrou nas últimas 48h u acumulado de 72,9 mm. No último domingo (9) um homem ficou submerso após seu carro ser arrastado por forte enxurrada durante a chuva que atingiu a cidade.


