Frio bate recorde para novembro em várias capitais; veja

Novos recordes podem ser registrados até sábado (5)

Por Da Redação
Ás

Frio bate recorde para novembro em várias capitais; veja

Foto: Agência Brasil

Dados do Climatempo, divulgados nesta quinta-feira (3), mostram que a intensa massa de ar frio que se espalhou sobre o Brasil está causando temperaturas muito baixas para os padrões normais de novembro. Segundo o levantamento, recordes de baixa temperatura em cerca de 60 anos de medições pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram quebrados nos dois primeiros dias do mês.

A previsão, no entanto, é que novos recordes sejam registrados até o próximo sábado (5). Veja abaixo abaixo menores temperaturas registradas em novembro:

Goiânia: menor temperatura em novembro em 28 anos

O ar frio da forte massa de ar polar que entrou no Brasil no início de novembro derrubou a temperatura em Goiânia. De acordo com  o Inmet, na leitura manual, a temperatura mínima na última quarta-feira (2) foi de 15,5°C. Esta foi a menor temperatura em um dia de novembro em 28 anos. Em novembro de 1994, a temperatura caiu para 15°C.

Campo Grande: menor temperatura desde 1965

Campo Grande gelou na madrugada da última quarta (2). A temperatura mínima foi de 9,5°C. Esse número é o menor já registrado em Campo Grande desde novembro de 1965, quando fez 9,2°C. As medições foram do Inmet.

São Paulo: menor temperatura máxima em 23 anos

Às 13h da última quarta-feira (02), a temperatura máxima registrada pela estação automática do Mirante de Santana era de apenas 15,4 °C. Esta foi a menor temperatura em um dia de novembro em 23 anos, desde 10 de novembro de 1999, quando a temperatura máxima foi de 14,3°C. 

Rio de Janeiro: menor temperatura desde 2007

O ar frio de origem polar entrou com muita força também sobre o Rio de Janeiro. As estações meteorológicas da Vila Militar e de Jacarepaguá registraram as menores temperaturas máximas desde o início das medições, em 2007. Pela estação automática do Inmet na Vila Militar, na zona oeste carioca, a temperatura máxima em 2022 foi de 20,9°C, que agora é a menor máxima neste local desde 2007. O recorde anterior de menor máxima em novembro era de 21,5°C em 06/11/2013.

Curitiba tem menor temperatura máxima desde 1961

O Inmet registrou 12,6°C de temperatura máxima em Curitiba, na medição automática, que começou em 2003. Para o período de 2003 a 2022, esta foi a menor temperatura máxima em novembro, em medição automática. Mas se juntarmos os dados medidos manualmente pelo Inmet, o valor de temperatura máxima de 12,6°C da quarta-feira (2) é o menor para novembro, pelo menos desde 1961, quando o Inmet registrou uma máxima de 13,1°C.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário