Funcionários preparam despedida informal para o GOL em Taubaté/SP

Compacto saiu de linha após 42 anos e três gerações

O GOL é um dos carros mais bem sucedidos da Volkswagen ao longo da história. Presente em vários países da América Latina, o GOL junto com o Voyage, Saveiro e Parati foram líderes de vendas em seus respectivos segmentos por anos. E ao sair de linha o Gol recebeu uma nova “festa de despedida” preparada por funcionários da fábrica de Taubaté, a cerca de 150km da capital paulista, marcando o último exemplar produzido.

Durante sua vida no mercado o Gol durou quatro décadas, três gerações, teve um total de 10 motores e 8 mudanças de estilo. Sem contar as inúmeras séries especiais. O último Golzinho é um cinza Platinum com motor 1.0 MPi, um carro comum como os milhares produzidos nos últimos dias na fábrica de Taubaté.

A última unidade deixou a linha de produção sob aplausos dos funcionários que agora entram em férias coletivas enquanto a linha é preparada para a produção em massa do Polo Track. 

Quebrando protocolos que não permitem fotos ou vídeos na linha de produção de automóveis, vários funcionários postaram nas redes sociais as imagens do carro após a montagem indo para o processo de pintura. Depois, na montagem, recebe mais aplausos e homenagens de funcionários com gorros de Papai Noel. Uma faixa improvisada foi colocada na inspeção final para marcar o momento. 

Última unidade 

O último Gol de chassi PT108470 foi pintado na cor cinza Platinum e foi encomendado pela Localiza, afinal as vendas diretas marcaram esta última fase do compacto que chegou ao mercado em 1980. A fábrica de Taubaté, aliás, foi erguida somente para produzi-lo. E aí que parece esse último carro não será guardado pela Localiza e sim oferecido aos seus clientes que podem nem saber que se trata de um “último modelo”.

Polo Track já está em produção 

O Polo Track já foi apresentado e será o substituto natural do Gol, ao menos no posicionando de mercado. Sua produção já foi iniciada em uma parte da fábrica e logo ocupará todas as linhas de Taubaté. 

Ele usa a plataforma MQBA0 de todos os demais produtos da marca (exceto a Amarok). Com o visual do antigo Polo, com rodas de 15 polegadas recobertas por calotas, bancos em tecido e o mesmo motor 1.0 MPI do Gol associado ao mesmo câmbio de cinco velocidades. Ao preço de R$ 79,9 mil ele já é oferecido nas concessionárias e deverá ter as primeiras unidades entregues ainda em janeiro.


Comentários