• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Fundação Aleixo Belov promove palestra sobre hidrovias na Baía de Todos os Santos

Fundação Aleixo Belov promove palestra sobre hidrovias na Baía de Todos os Santos

Ação visa discutir a implementação de ações inteligentes para valorizar a região

Por Ane Catarine Lima
Às

Fundação Aleixo Belov promove palestra sobre hidrovias na Baía de Todos os Santos

Foto: Reprodução

A Fundação Aleixo Belov promove na próxima sexta-feira (11), no Museu do Mar, a palestra de Lourenço Valladares, Paulo Ormindo e Waldeck Ornelas sobre projetos de hidrovias na Baía de Todos os Santos. Em um bate papo descontraído, que será transmitido ao vivo pelo Youtube a partir das 15h, os três executivos irão fomentar a importância da região para o comércio, para o sustento da população local e, sobretudo, para o turismo.

                                                 

 

O arquiteto Lourenço Mueller, presidente da Fundação Aleixo Belov e secretário-geral do Grupo Kirimurê, disse ao Farol da Bahia que, além de serem vias náuticas, as hidrovias envolvem a condição de serem também possíveis portos flutuantes capazes de resolver de forma mais econômica e inteligente o problema de desembarque de containers dos petroleiros, colocando Salvador entre as maiores cidades portuárias  do mundo. 

Mueller afirmou, ainda, que a fundação está iniciando um trabalho de discussão das principais postulações sobre o tema. Segundo ele, um dos objetivos da palestra é mostrar como a Baía de Todos os Santos, chamada também de Kirimurê, pode ajudar a gerar empregos e colocar a região no ranking das cidades portuárias “melhores equipadas do mundo”.

“Isso seria muito bom para Baía de Todos os Santos e para Kirimurê. Eu digo Kirimurê porque essa é a definição mais exata da região, pois a palavra significa ‘grande mar interior’. Então, o objetivo maior deste projeto é mostrar para a população que o espaço dessa natureza é importantíssimo para o crescimento da Bahia como um todo, em todos os sentidos. Não apenas nas margens da Bahia e nos municípios limítrofes, mas, sobretudo, nesse espelho d'água imenso que permite, além do trânsito, as soluções portuárias importantes”, explicou Mueller.

As vias náuticas, segundo o arquiteto, “podem conduzir soluções inteligentes de carga e descarga” para a Baía de Todos os Santos. “É nesse contexto que os três palestrantes estão concentrados, mas cada um com uma óptica diferente. O público se interessa pelas coisas do dia a dia, mas ninguém alerta sobre a dimensão de um acidente geográfico dessa natureza como Kirimurê”, disse o especialista.

Ainda em entrevista, Lourenço Mueller falou sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Aleixo Belov. “A gente está iniciando um trabalho importantíssimo. O nosso comandante está navegando para o Panamá e quer imprimir uma noção de promoção cultural e promoção do debate sobre o mar. Não falamos apenas em educar marinheiros, e sim conscientizar a população que mora na borda do mar”, concluiu. 

Sobre os palestrantes 

*Lourenço Prado Valladares é arquiteto e urbanista. Desde 1986, pesquisa e investe em estudos na Baía de Todos os Santos (BTS), tendo sido autorizado em 2015, pela Presidência da República/ Secretaria dos Portos, a desenvolver propostas para Complexos Portuários em Águas Profundas na BTS.

*Paulo Ormindo de Azevedo é arquiteto e professor aposentado. Tem doutorado pela Universidade de Roma, La Sapienza, e foi coordenador e redator do Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia e autor de livros e artigos em sua especialidade. 

*Waldeck Ornelas é economista, com especialização em planejamento urbano e regional no Chile. Ele também foi Secretário de Planejamento da Bahia. Na época, era responsável pela implantação de vários projetos estruturantes para o governo do Estado. Do ponto de vista do planejamento destaca-se a aprovação legal do primeiro e único Plano Metropolitano de Desenvolvimento( PMD – 83),  pelo governo do estado da Bahia, transformando-o em referência permanente sobre mobilidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário