Fundador da Anvisa diz ser favorável à desobrigação do uso de máscara ao ar livre
"Estamos com uma cobertura vacinal boa", opina o sanitarista Gonzalo Vecina

Foto: Reprodução/G1
O médico sanitarista Gonzalo Vecina, fundador da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), afirmou em entrevista ao UOL News ser a favor da desobrigação do uso de máscara ao ar livre. Ontem (27), a prefeitura do Rio de Janeiro publicou decreto para liberar o uso da proteção facial.
"Estamos com uma cobertura vacinal boa, redução no número de casos. A doença está com um certo controle. Eu sou favorável que, em ambiente aberto, não se use máscara", disse Vecina.
No entanto, o médico defende que a máscara ainda precisa ser utilizada em ambientes fechados sem ventilação e em locais com aglomeração.
"Pessoas sem máscara ao ar livre, sem aglomeração, não oferecem riscos, porque o aerossol que nós emitimos é dissipado pela circulação do ar", explicou o fundador da Anvisa.
Ontem o Brasil alcançou a marca de 113,3 milhões de habitantes com ciclo completo de vacinação contra a covid-19. Até o momento, 113.312.914 pessoas tomaram a segunda dose ou a dose única de imunizante contra a doença, o correspondente a 53,12% da população nacional.


