Fundo Amazônia: Noruega diz que R$ 3 bilhões já podem ser investidos no Brasil
Suspenso desde 2019, fundo foi reativado pelo presidente Lula

Foto: Reprodução/Pixabay
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reativar o Fundo Amazônia, a Noruega afirmou que R$ 3 bilhões já podem ser investidos no país. Criado em 2008 para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma, o fundo está parado desde abril de 2019.
Isso porque o então presidente Jair Bolsonaro (PL) suspendeu comitês vinculados ao fundo. Além disso, em meio a uma série de polêmicas envolvendo a política ambiental do governo, Alemanha e Noruega, principais doadores do Fundo Amazônia, anunciaram a suspensão dos repasses. Após a eleição de Lula, os dois países informaram que voltariam a fazer os repasses. No último domingo (1º), em seu primeiro ato como novo presidente do Brasil, Lula assinou uma série de atos. Dentre eles, um decreto que estabelece a retomada do fundo.
"A Noruega e o Brasil têm interesses comuns no combate à crise climática, na redução do desmatamento e na promoção do desenvolvimento sustentável", afirmou ao portal g1 o governo norueguês."Nesse sentido, a reabertura do Fundo Amazônia pelo governo brasileiro e o descongelamento dos recursos no fundo fornecerão apoio importante para a implementação dos planos ambiciosos do governo. Atualmente, há mais de 6 bilhões de coroas norueguesas (3 bilhões de BRL) no fundo que podem ser aplicados em projetos. O primeiro passo é fazer bom uso desses recursos", acrescentou.