/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Fundos de investimento brasileiro poderão investir em Criptomoedas

Notícias
Economia

Fundos de investimento brasileiro poderão investir em Criptomoedas

A nova regra começará a valer em abril de 2023

Por Da Redação
Fundos de investimento brasileiro poderão investir em Criptomoedas
Foto: Reprodução

A Comissão de Valores Mobiliários reconheceu as criptomoedas - o bitcoin e ethereum, como ativos financeiros. A decisão ocorre após uma alteração nas normas que regem a indústria de fundos de investimentos no Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).  A nova regra começará a valer em abril de 2023.

A mudança na nomenclatura permitirá que os fundos de investimento brasileiros possam aplicar recursos em moedas e outros ativos do mundo cripto. O Brasil já conta com cerca de 10 fundos com exposição para criptoativos. Sob a regra atual, os gestores faziam essa exposição por meio de ETFs, uma espécie de índice que replica a cotação da criptomoeda.

Assim como o Ibovespa replica a variação ponderada das principais ações da Bolsa de Valores brasileira, o ETF cripto faz o mesmo, mas com bitcoin, ethereum e outras moedas digitais.

Com a acessibilidade direta com o mercado cripto, os gestores e fundos locais poderão montar estratégias mais elaboradas, como a compra de uma moeda em específico e com mais agilidade.

A CVM determinou, no entanto, que os gestores dos fundos terão responsabilidade compartilhada no processo de fiscalização dos ativos. Ou seja, ao comprar uma criptomoeda, o gestor também deverá fazer um processo de diligência para averiguar a seriedade e solidez do ativo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102