Funeral da rainha Elizabeth II terminará com silêncio de dois minutos
Cerimônia privada será realizada no dia 19 de setembro, no Reino Unido

Foto: The Royal Family
O funeral da rainha Elizabeth II, marcado para a próxima segunda-feira (19), será encerrado com um silêncio nacional de dois minutos. De acordo com autoridades do palácio, a cerimônia privada será realizada para a família em Londres, Reino Unido. A monarca mais antiga da Grã-Bretanha morreu há uma semana, aos 96 anos, em sua casa de campo de Balmoral Castle, na Escócia.
Chefes de Estado, membros da realeza europeia e dignitários de todo o mundo descerão à capital inglesa para se juntar à família real em homenagem à vida da rainha. Embora nenhuma lista oficial de convidados ainda tenha sido publicada, os convites foram enviados. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi um dos primeiros a confirmar sua presença no evento. Além dele, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), também deve comparecer. Ao todo, são esperadas 2.000 pessoas.
Roteiro
O palácio delineou o que esperar durante os eventos cerimoniais de segunda-feira. No dia do funeral, por volta das 10h35 (6h35 horário de Brasília), o caixão será retirado do catafalco onde estava descansando por um grupo de portadores fundado pela Companhia da Rainha, 1º Batalhão de Guardas de Granadeiros, e transportado em procissão de Westminster Hall para o State Gun Carriage da Marinha Real, disse um alto funcionário do palácio.
Em seguida, ele será processado na curta jornada do New Palace Yard até a Abadia de Westminster, que será alinhada pela Marinha Real e pelos Fuzileiros Navais Reais. A Primeira-Ministra do Reino Unido, Liz Truss, e Patricia Scotland, Secretária-Geral da Commonwealth, lerão as lições. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, fará um sermão. Perto do final do culto, por volta das 11h55, a Última Marcha soará antes que o silêncio de dois minutos seja observado. O funeral será encerrado pelo Queen’s Piper, que ao meio-dia (8h horário de Brasília) tocará uma Reveille, o Hino Nacional e um Lament.