• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Furacão Ian ameaça a Flórida depois de deixar Cuba sem eletricidade

Furacão Ian ameaça a Flórida depois de deixar Cuba sem eletricidade

Moradores já deixam casas nos EUA, onde há ventos de 220 km/h. Cuba inteira ficou sem energia

Por Da Redação
Ás

Furacão Ian ameaça a Flórida depois de deixar Cuba sem eletricidade

Foto: CNN Weather

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) do país informou que o furacão Ian, que passou por Cuba, tocou o solo duas vezes  na Flórida, nos Estados Unidos, depois de ganhar força e ter sido elevado nessa quarta-feira (28) à categoria 4. O furacão tem ventos de até 250 quilômetros por hora.

De acordo com o "New York Times", esse é um dos furacões mais fortes a atingir os EUA em décadas. Os meteorologistas afirmaram que uma parte do estado deve observar uma onda de tempestade catastrófica, vento e inundações. O Ian tocou o solo da Ilha de Cayo Costa, perto da cidade de Fort Myers e da Cidade de Punta Gorda.

Moradores da costa do Golfo do México, na Flórida, fecharam casas e seguiram para áreas mais altas. A tormenta deve levar muita chuva e ventos fortes. Oito regiões do Estado receberam ordem para sair de locais vulneráveis: Charlotte, Hillsborough, Lee, Levy, Manatee, Pasco, Pinellas e Sarasota.

A Baía de Tampa, que não é atingida por um furacão diretamente há cem anos, e a cidade de Saint Petersburg eram os alvos mais prováveis ​​para o primeiro impacto direto, segundo a primeira projeção. Porém, uma atualização agora projeta o Ian mais ao sul do Estado.

Cuba

No dia anterior, a tormenta atingiu Cuba, deixando a ilha inteira sem energia e duas pessoas mortas, além de vilarejos inundados. A tempestade devastou o extremo oeste da ilha com ventos e inundações.

Na noite de terça-feira, toda a ilha estava sem luz, segundo autoridades locais. Pelo menos uma pessoa morreu.

Lázaro Guerra, diretor técnico da União Elétrica de Cuba, disse que uma falha no sistema elétrico nacional, em parte associada à tempestade, afetou a infraestrutura, informou a mídia estatal.

“O sistema já operava em condições complexas com a passagem do furacão Ian”, disse Guerra, diretor técnico do Sindicato da Eletricidade de Cuba. "Não há serviço de eletricidade em nenhuma parte do país agora."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário