Fuvest 2023: 1ª fase do vestibular é realizada neste domingo com protocolos contra Covid-19
Ao todo, 114 mil candidatos fizeram a inscrição para a realização da prova

Foto: Ronaldo Silva/Reprodução
A prova da primeira fase do vestibular 2023 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) será realizada neste domingo (4), pela Fuvest. Cerca de 114 mil candidatos fizeram a inscrição para a realização da prova.
O exame será realizado com um esquema especial com cuidados para a prevenção da Covid-19, a exemplo do ano passado. Será obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo do exame, além disso, os estudantes terão que apresentar também o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid ou atestado médico que contraindique a vacinação.
Os candidatos deverão ficar sem máscara apenas durante o reconhecimento facial. O exame será aplicado em 87 locais neste ano, contra 119 em 2021. Os candidatos podem conferir seu local de prova no site da Fuvest (clique aqui), na opção "área do candidato".
Ao todo, serão 90 questões de conhecimentos gerais e múltipla escolha, no prazo de cinco horas. O total de participantes deste ano é maior do que o da edição passada do vestibular, quando 110 mil estudantes se inscreveram.
Protocolos de prevenção
Os protocolos de prevenção contra a Covid também serão implantados neste ano. O candidato deverá portar comprovante de vacinação para Covid-19 em modo impresso ou digital com as 03 doses (ciclo completo e dose de reforço) ou atestado médico que contraindique a referida imunização.
Será obrigatório o uso de máscara facial (preferencialmente cirúrgica ou N95) bem ajustada ao rosto durante todo o período de aplicação do Exame.
O consumo de alimentação dentro das salas no período de aplicação de exame continua proibido. Caso o candidato desejar se alimentar, ele deverá pedir permissão ao fiscal, que o colocará próximo à porta da sala, do lado externo. O tempo que o candidato gastar com sua alimentação não será reposto no tempo total da prova.
A máscara somente poderá ser retirada quando o candidato for beber água e durante o reconhecimento facial. Durante a prova, um fiscal irá passar na sala com um tablet para fazer esse reconhecimento.