G20 tem meta de vacinar 70% das populações dos países até 2022
Acordo deve ser fechado nos próximos dias

Foto: Bet_Noire / iStock / Getty Images
Um texto que define a meta de vacinação contra a Covid-19 de 70% da população de cada um dos países entrará na pauta do G20, neste sábado (30). O prazo para a meta é até meados de 2022.
O projeto já vem sendo negociado por diplomatas nos últimos dias e entrará na pauta de discussão da primeira cúpula presencial do grupo após a pandemia. A meta adotada é a mesma da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê que 40% da população de cada país esteja imunizada até dezembro e 70% até junho.
O texto deve ser discutido de forma a gerar um consenso entre todos os países. Além disso, temas como o clima e a energia também devem ser debatidos na cúpula.
De acordo com Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, mais importante do que se comprometer com a meta, é agir para cumpri-la.
"Mas vamos ver como farão para implementar. Uma coisa é uma promessa. Outra coisa é agir", afirmou ao UOL. Completando que seria necessário um desembolso mundial de US$ 26 bilhões para atingir esse objetivo, "isso é uma fração do que foi gasto com planos de recuperação".
A OMS afirma que, caso as vacinas contra a Covid-19 tivessem sido distribuídas de forma equitativa, cerca de 40% da população de cada país já teria iniciado o esquema vacinal.