Galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

Aos detalhes...

[Galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show]

FOTO: Divulgação

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, no Javits Center, em Nova Iorque, e promete ser um consolidador do ressurgimento do setor cultural local, iniciado no primeiro semestre de 2021, além de um termômetro para o mercado de arte.

Com o apoio do projeto Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as galerias Lume, Millan, Nara Roesler representam o Brasil no setor central da feira, e a Vermelho integra a Focus, seção com apresentações individuais ou duplas e que abordam questões urgentes da atualidade.

Galeria Lume terá seu espaço inteiramente dedicado às obras da artista-fotógrafa Ana Vitória Mussi, com um solo show que pode ser lido como a construção da opacidade, como se daí pudesse brilhar uma claridade específica. Com matriz de impressão serigráfica, barbante e tinta sintética, a artista assume a difícil tarefa de fotografar a distância entre o que se vê e o que fica velado, entre o olhar e o pensar.

Estreante no evento, a Galeria Millan apresenta o projeto Estruturas Epistemológicas, uma seleção de obras de cinco artistas: Feliciano Centurión, Jaider Esbell, Regina Parra, Thiago Martins de Melo e Tunga. A partir do conceito de epistemologia, que questiona a origem e os limites do conhecimento como um eixo central, a proposta expande os cânones existentes de formação e aquisição de conhecimento para outras formas de consciência.

Galeria Nara Roesler exibe uma seleção de obras recentes de artistas sul-americanos, pontuadas pela produção de artistas europeus, estabelecendo um diálogo entre práticas de diferentes regiões e gerações. A apresentação coloca em primeiro plano os ecos e divergências presentes nas abordagens desses artistas em sua busca por compreender os limites da abstração, da figuração e da espacialidade, criando uma conversa nos níveis formais e técnicos entre as obras, de modo a explorar os métodos empregados pelos artistas em sua consistente luta para chegar a um equilíbrio com certos pilares dos processos artísticos e seus cânones.

Já a proposta da galeria Vermelho é a apresentação de obras marcantes dos artistas Marcelo Cidade e Cinthia Marcelle, que, entre suas individualidades, têm a utilização de materiais do cotidiano como ponto comum. Destaque para Deus acima de tudo (2020), na qual Marcelo Cidade leva o espectador a se deparar com painéis modulares, vistos em lojas de rua populares no Brasil que comercializam peças de automóveis e outros produtos arranjados. Já em Calendário (2018-2020), Marcelle sugere uma forma alternativa de medir através do ato de contar, fazendo uso tecidos, tintas, vigas de madeira e cadarços em um procedimento repetitivo para a produção de 12 peças.

A The Armory Show 2021 também terá uma seção online, onde todos os trabalhos podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. O conteúdo e a programação da feira podem ser acessados em: https://www.thearmoryshow.com/.

Sobre o Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 64 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1800 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2018 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.


Comentários