GameStop, AMC e prata registram queda com redução de negociações

A forte variação no preço dos ativos está ligada à ação de investidores individuais

Por Da Redação
Às

GameStop, AMC e prata registram queda com redução de negociações

Foto: Reuters

As ações da GameStop, AMC e cotação da prata registraram no início desta terça-feira (2),  queda nos mercados futuros internacionais. O resultado mostra alívio da pressão imposta pelas negociações combinadas nas redes sociais contra a aposta de grandes fundos de investimento de Wall Street.

A GameStop tem nova queda forte, de cerca de 40%. Os papéis da varejista eram negociados abaixo da casa dos US$ 150 depois de passar de US$ 480 na semana passada. Cerca de 70% da valorização acumulada. A prata, que na véspera foi o alvo do movimento online de investidores, cai bem menos: cerca de 5%. Os preços da prata subiram para uma máxima em oito anos na última segunda-feira (1), no mercado internacional. 

Já a AMC registrou queda de mais de 30%. A empresa gestora de salas de cinema e que também tinha grande parcela das ações alugadas no mercado para venda a descoberto. Também sumiu 50% da valorização acumulada pelos movimentos de "short squeeze" desde a semana passada.

Short squeeze

A pressão nas ações de empresas sem prospecto de sucesso é resultado de um efeito chamado "short squeeze". Investidores pessoas físicas combinaram compra em massa de ativos de empresas que grandes investidores institucionais apostavam na queda de preço no mercado. No jargão do mercado, isso se chama "operar vendido". Para ficar vendido, o fundo "pega emprestadas" essas ações e as vende pelo preço atual, esperando que ele estará mais baixo quando tiver que recomprá-las para devolver as ações ao dono original.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário