Gboard: teclado do Google sugere termos sexuais ao digitar palavra 'neguinha'

Função visa facilitar digitação

[Gboard: teclado do Google sugere termos sexuais ao digitar palavra 'neguinha']

FOTO: Reprodução/TechTudo

O teclado virtual Gboard (Google) foi flagrado no momento em que sugere termos sexuais ao digitar a palavra “neguinha”. O aplicativo traz uma função de predição que tem como objetivo sugerir palavras a partir do que foi digitado antes pelo usuário.

Contudo, em testes do TechTudo, a sugestão de termos impróprios como “assanhada” e “novinha” aconteceu mesmo ao instalar o teclado e usá-lo pela primeira vez em um Galaxy A10 e em um Huawei P30 Pro.

O Google afirmou, em resposta, que o Gboard foi projetado para evitar previsões enviesadas em seus modelos genéricos, mas a linguagem humana é complexa e, como em qualquer sistema que filtra frases sensíveis, às vezes sugestões inadequadas entram nos modelos de aprendizado de máquina. Quando descobrimos uma sugestão inadequada, trabalhamos rapidamente para removê-la".

Ao digitar a palavra “neguinha” no Gboard, os termos sugeridos pelo teclado nos testes foram “novinha” e “assanhada”.  Na França, o Google teve de mudar o algoritmo do buscador para que resultados pornográficos parassem de aparecer ao pesquisar "lesbienne" (lésbica, em francês) e outros termos relacionados à orientação sexual.


Comentários