Geely EX5 estreia no país: Farol da Bahia já testou a novidade
SUV elétrico tem preço competitivo e já está à venda

A Geely estreia oficialmente no mercado brasileiro com o lançamento do EX5, um SUV 100% elétrico de porte médio que chega em duas versões: Pro, com preço sugerido de R$ 205.800, e Max, por R$ 225.800. Para os 300 primeiros compradores, a marca oferece um desconto promocional de R$ 10 mil, reduzindo o valor inicial para R$ 195.800.
Esta é a segunda tentativa da Geely no Brasil — a primeira, sob comando do Grupo Gandini, não prosperou. Agora, a marca retorna com operação própria, em parceria com a Renault, e com planos de expandir sua atuação com produtos das submarcas Zeekr e, futuramente, Link & Co.
Desempenho e autonomia
Ambas as versões do EX5 utilizam o mesmo conjunto elétrico: 217 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria Blade de 60,2 kWh, com capacidade de recarga rápida de até 100 kW. A autonomia varia de acordo com o modelo:
• Pro: até 413 km
• Max: até 349 km (devido ao maior peso e mais equipamentos)
Dimensões
Com 4,61 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 2,75 m de entre-eixos, o EX5 se posiciona como concorrente direto de SUVs médios elétricos como o BYD Yuan Plus e o Volvo EX30. O porta-malas oferece bom espaço, e a cabine acomoda confortavelmente cinco ocupantes.
Equipamentos de série
Na versão Pro, o EX5 oferece:
• Faróis Full LED automáticos
• Rodas de 18 polegadas com pneus 225/55
• Teto solar panorâmico com cortina elétrica
• Maçanetas retráteis, retrovisores elétricos com aquecimento
• Ar-condicionado automático com filtro N95
• Bancos dianteiros com ajuste elétrico (motorista)
• Banco traseiro com encosto reclinável
• Volante com acabamento premium
• Iluminação interna em LED e espelho fotocrômico
A versão Max acrescenta:
• Rodas de 19 polegadas
• Bancos dianteiros ventilados e com função massagem
• Iluminação ambiente com 256 cores
• Sistema de som FLYME com 16 alto-falantes
• Apoio elétrico para as pernas do passageiro
• Head-Up Display de 13,8”
• Banco do passageiro com entrada e saída ativa
Primeiro contato
O EX5 foi avaliado em pista fechada, onde se destacou pelo bom equilíbrio dinâmico e comportamento consistente. A entrega de potência é progressiva, sem trancos, com aceleração suave mesmo em piso seco. A posição das baterias no assoalho contribui para o baixo centro de gravidade, o que melhora a estabilidade em curvas e reduz a inclinação da carroceria.
Internamente, o modelo agrada pelo bom nível de acabamento e ergonomia correta. A central multimídia concentra a maior parte dos comandos e tem interface simples. Apesar do design pouco marcante — comum entre SUVs elétricos atuais —, o conjunto geral se mostra competitivo dentro da proposta de um SUV elétrico urbano.
Geely mira espaço no mercado nacional
O lançamento do EX5 marca o início da nova fase da Geely no país, agora como parte de uma estrutura compartilhada com a Renault, que será responsável por viabilizar a distribuição e pós-venda. Com preço competitivo, bom conteúdo e foco em autonomia, o EX5 quer ocupar um espaço ainda em formação no Brasil: o dos SUVs médios 100% elétricos abaixo dos R$ 250 mil.