General dos EUA afirma que míssil hipersônico testado pela China deu “volta ao mundo”
Velocidade de desenvolvimento do míssil surpreendeu os Estados Unidos

Foto: Getty Images
Em uma entrevista à CBS News, divulgada na terça-feira (16), o general mais graduado dos Estados Unidos e vice-presidente dos Chefes do Estado-Maior Conjunto, John Hyten, disse que um teste de um míssil hipersônico da China durante o verão “deu a volta ao mundo”.
Ele deu detalhes sobre o teste e avisou que a China poderia um dia ser capaz de lançar um ataque nuclear surpresa contra os EUA. “Eles lançaram um míssil de longo alcance. Ele deu a volta ao mundo, lançou um veículo hipersônico que deslizou até a China, que impactou um alvo na China”, disse o general.
Quando perguntado se o míssil atingiu o alvo, Hyten disse: “Foi perto o suficiente”. O general que antes considerava o ritmo em que os militares chineses desenvolvem capacidades de “atordoantes”, advertiu que, um dia, eles poderiam ter a capacidade de lançar um ataque nuclear surpresa contra os EUA.
“Por que eles estão construindo toda essa capacidade?” Hyten disse. “Elas parecem armas de utilização única. Isso é o que essas armas me parecem”.
As revelações sobre o teste ocorrem em meio a um aumento das tensões sobre Taiwan, enquanto a China procura expandir sua potência armamentista. O Pentágono advertiu, em um relatório divulgado no início deste mês, que a China está expandindo rapidamente seu arsenal nuclear e pode ter 1.000 ogivas nucleares até o final da década. Os EUA têm atualmente 3.750 ogivas nucleares em seu arsenal, segundo os últimos dados do Departamento de Estado, superando o tamanho do arsenal nuclear da China. A China nega ter testado armas hipersônicas.
No mês de outubro deste ano, o Financial Times relatou um teste chinês de um veículo de planador hipersônico lançado de um foguete em órbita terrestre baixa, que teoricamente poderia ser capaz de escapar dos sistemas de defesa antimísseis dos EUA.
A velocidade com que os chineses desenvolveram o sistema surpreendeu as autoridades de segurança nacional dos EUA. De olho no ritmo de produção de mísseis hipersônicos na China e na Rússia, o Pentágono fez do desenvolvimento de armas hipersônicas uma de suas principais prioridades.
Um teste de mísseis hipersônicos dos EUA falhou no mês passado, mas o Pentágono insiste em permanecer no caminho de entregar armas hipersônicas ofensivas ainda no início desta nova década.