George Soros diz que presidente da China é o 'maior inimigo das sociedades abertas'
Investidor diz que chinês transformou os que estão abaixo dele em “faladores de sim”

Foto: Getty Images
O investidor George Soros classificou nesta segunda-feira (16), nas redes sociais, o presidente da China, Xi Jinping, como o “maior inimigo das sociedades abertas em todo o mundo''. A mensagem foi proferida no Twitter com um link para um artigo assinado por ele e publicado pelo jornal The Wall Street Journal.
No texto, Soros afirma que, na busca pelo poder, o presidente chinês transformou os que estão abaixo dele em “faladores de sim”, ou seja, em pessoas que obedecem o líder sem qualquer tipo de questionamento. No texto, ele contrapõe o modelo americano, que protege a liberdade individual, e o perseguido pelo atual governante chinês.
Além disso, Soros acredita que a pressão chinesa pela posse de Taiwan vem deteriorando as relações com os Estados Unidos, o que pode levar a uma guerra. O artigo aponta ainda que há um problema para Xi em 2022: o mandatário chinês tentará quebrar o sistema de sucessão de poder no país para se manter no comando pelo resto da vida. Essa não é a primeira vez que o investidor manda este tipo de recado.
Em 2019, em um discurso no Fórum de Davos, Soros fez o mesmo alerta sobre o crescente poder pessoal de Xi Jinping.