Gilmar Mendes prega 'ponderação e cuidado' em dia de manifestações pró-democracia
Ministro do Supremo ainda alertou sobre comparação de Celso de Mello comparando Brasil com Alemanha

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, solicitou 'ponderação e cuidado' em meio a um dia de protestos pró-democracia em São Paulo e mensagens do colega de corte, Celso de Mello, que comparou o Brasil à Alemanha nazista.
“A gente não deve acender fósforo para saber se existe gasolina no tanque”, disse Mendes. “O momento recomenda ponderação e cuidado para todos”.
Desde o início da manhã do último domingo (31) até o fim da tarde, um grupo composto por centenas de pessoas pediam a saída do presidente Jair Bolsonaro sob gritos de 'democracia' na frente do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. Em outra localidade, perto da Fiesp, manifestantes favoráveis ao governo manifestaram ofensas ao governador João Doria, se referindo a ele como 'genocida' e também pediam 'socorro' às Forças Armadas.
Houve ainda um confronto entre dois grupos e ocasionou na ação da Tropa de Choque da Polícia Militar, que disparou bombas de gás lacrimogênio diante de manifestantes favoráveis a democracia. Imagens registradas pela rede de notícias CNN Brasil mostraram que a briga foi causada por um manifestante que portava um bandeira com viés neonazista.


