GLA e GLB 35 AMG chegam ao país com motor pequeno de 306cv: já testamos

Novidades tem motor 2.0 turbo que desenvolve 306cv de força

Ao explorar um nicho restrito com poucos representantes como o RS Q3 da Audi, a Mercedes Benz lança no país os novos GLA e GLB 35 AMG, versões esportivas dos seus SUVs compactos. Na fórmula estão os novos motores M260 turbo quatro cilindros e um pacote visual atrativo e esportivo. 
 

Além do visual aprimorado pela proposta esportiva, a dupla chega com uma fórmula mecânica interessante. Até o momento os dois modelos eram oferecidos com o motor 1.3 turbo de 163cv e agora, melhores e bem mais caros, ganham o motor 2.0 turbo aliado a uma transmissão de dupla embreagem de oito marchas e tração integral 4Matic. O anúncio foi feito no início de março e agora a marca da estrela começa a entregar as primeiras unidades. O Farol da Bahia teve um primeiro contato com os dois modelos no Haras Tuiuti, no interior paulista.

Projeto AMG 

Diferentes das versões com motor 1.3, os modelos com assinatura AMG tem sua identidade própria. No GLA a proposta do crossover de cinco lugares é mais esportiva com a grade de faixas verticais, a "asa A" do para-choque com novo desenho mais agressivo, dupla saída de escapamento, frisos laterais exclusivos e rodas raiadas de 21 polegadas que guardam os amplos discos de freio de 330mm na dianteira e 320mm na traseira. 

Já o GLB mantém seu visual mais classudo com linhas mais retas e farois menos afilados. A grade vertical segue a mesma receita assim como os frisos laterais, os racks de teto e a traseira de corte retilíneo com lanternas maiores. Por dentro, além do volante AMG, tem bancos com assinatura exclusiva e painel com acabamento de alumínio repetindo o mesmo veludo e couro aplicados no GLA com bastante qualidade (esperada) e esmero na montagem. Por dentro, painel com aplique de cores, preto brilhante, alumínio e veludo numa combinação de proposta esportiva.

GLB tem 7 lugares e visual próprio 

O acesso para a terceira fileira de bancos é facilitado pelo trilho e o rebatimento é feito por fitilhos de nylon que permitem usar cinco ou sete assentos de forma fácil. No primeiro contato com o GLB, o crossover se mostra adequado só para levar adultos de estatura reduzida ou crianças. 

Motor 2.0 turbo bem mais forte

A Mercedes-Benz orgulha-se de oferecer em sua bancada os motores quatro cilindros mais fortes do mundo. A fórmula do GLA e do GLB 35 é composta pelo motor M260 2.0 turbo com injeção direta alimentado por gasolina. Desenvolve 306cv com elevados 40,7kgfm de torque com tração integral 4Matic e câmbio DCT de dupla embreagem e oito marchas desenvolvido especificamente pela AMG para os dois modelos. O zero a 100km/h surpreende na pista. O GLA cumpre a meta em 5,2s enquanto o GLB o faz em 5,3s.

Com toda a tecnologia de tração e controle, os dois modelos tem a mesma fórmula mecânica com a precisão da marca da estrela. Entre os modos de condução a dupla combina os modos "Classic", "Sport" e "Supersport" que mudam os parâmetros da suspensão e aceleração inclusive no GLB, que é maior, mas oferece a mesma condução esportiva para quem gosta de acelerar. Falando em customização o sistema de entretenimento e ajustes do carro é feito pelo já conhecido sistema MBUX com tela de 10,2 polegadas. Nas duas telas flutuantes sobre o painel é possível ajustar estilos de visualização dos comandos, usar a navegação e ajustar o entretenimento ao gosto do motorista (e dos passageiros) incluindo os comandos de voz.

Primeira volta 

No primeiro contato com a dupla, pudemos acelerar o motor M260 na pista do Haras Tuiuti com suas retas longas e curvas bem travadas com bons desníveis. Foi o suficiente para testar a aceleração de 0-100km/h onde o motor 2.0 turbo sobe de giro entregando potência incomum para um propulsor pequeno em um carro grande. Além da esperada qualidade do veículo, se nota a preocupação em deixá-lo jovial com a proposta esportiva. Com frenagem eficiente, bem como o trabalho do distribuidor de frenagem, mantém a conduta esportiva a contento, ao menos neste primeiro contato.
 

Os modos de condução também se mostraram bem distintos entre si e também devem mudar bastante o parâmetro de consumo do GLA e GLB. Quem quer acelerar vai encontrar seu ajuste ideal e quem deseja usar o crossover somente na cidade com uma conduta "familiar", terá um modelo bem ajustado para esse perfil. Essa inclusive é a intenção da Mercedes-Benz ao oferecer um dois em um com seus consagrados GLA e GLB nesta nova roupagem.

Lista de equipamentos

A bordo do GLA e GLB 35 AMG há itens como bancos esportivos com regulagem elétrica e memória, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento, farois full LED, teto solar panorâmico, retrovisores rebatíveis e antiofuscamento, ar condicionado automático e digital com duas zonas além dos esperados controles de tração e estabilidade, conjunto de airbags, freios ABS com disco ventilado nas quatro rodas entre outros itens. O preço do GLA é R$ 494,9 mil e o GLB sai por R$ 504,9 mil ambos com oito cores a escolher incluindo duas sólidas, preto e branco, e sem pacotes de opcionais ou cobrança extra pela escolha de cores. 


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