Gleisi Hoffmann destaca força do PT na Bahia e diz esperar alianças semelhantes às de 2022 para reeleição de Lula
A declaração foi feita na manhã deste sábado (7), durante o evento de encerramento em comemoração aos 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT),

Foto: Reprodução
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo trabalha para construir uma base de apoio ampla visando a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 e que a expectativa é repetir um cenário semelhante ao das alianças formadas em 2022. A declaração foi feita na manhã deste sábado (7), durante o evento de encerramento em comemoração aos 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado no Trapiche Barnabé, em Salvador.
Durante a agenda, Gleisi ressaltou a relação histórica do partido com a Bahia e destacou o peso político do estado para a legenda. “Alegria de comemorar na Bahia, que a gente tem um carinho muito grande, mas traz também um histórico em seus governos pelo PT. Isso mostra também a força do partido aqui”, declarou.
Questionada sobre a pulverização na relação entre PT e PSD, a ministra afirmou que o governo segue confiante na continuidade do projeto liderado por Lula e defendeu que o cenário eleitoral deve repetir o modelo de apoios regionais visto no pleito anterior. “Estamos muito confiantes na reeleição do presidente Lula, obviamente que a gente tem que trabalhar muito e agregar apoios. Mas acho que vamos repetir um quadro muito parecido com 2022”, disse.
Gleisi também explicou que a estratégia do governo passa por manter uma aliança formal com partidos do campo democrático e, ao mesmo tempo, buscar apoios pontuais em cada estado, conforme as realidades locais.
“Em 2022, tivemos um núcleo, que fizemos aliança formal dos partidos do campo democrático de centro-esquerda e tivemos apoios desses partidos de centro de forma estadual”, afirmou.
Ao comentar sobre a possibilidade de aproximação com o União Brasil, a ministra indicou que o partido pode estar ao lado do governo em alguns estados, especialmente pela participação de ministros da sigla na gestão federal. “Tem estados em que o União Brasil vai estar conosco, por estar com seus ministros no governo e também pela realidade estadual”, afirmou.
Por fim, Gleisi defendeu que o diálogo político deve ocorrer com paciência e articulação, reforçando que as definições devem ser construídas ao longo do tempo. “A gente tem que ter paciência aí, estudando, conversando, e tudo vai dar certo”, concluiu.


