GM desenvolve bateria mais barata e eficiente; veja quando chega

Baterias LMR vão tornar elétricos mais baratos

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Atualizado
GM desenvolve bateria mais barata e eficiente; veja quando chega

Foto: Divulgação

A eletrificação passa por melhorias nos sistemas de carga rápida e também eficiência das baterias. Os carros elétricos usam soluções muito diferentes entre si. As baterias combinam minerais como lítio ferro fosfato, íons de lítio (Li-ion), como NMC (Níquel-Manganês-Cobalto) e NCA (Níquel-Cobalto-Alumínio. A General Motors está desenvolvendo uma tecnologia que promete ser mais eficiente, barata e de fácil manutenção: as chamadas LMR.

Essa nova geração de baterias LMR foi apresentada durante uma conferência de imprensa em Detroit, Estados Unidos,no centro de Tecnologia da empresa. Mas o que são as baterias LMR?

Desenvolvida com a LG Energy Solution e Samsung, a bateria LMR usa lítio com alto teor de manganês substituindo o cobalto que é caro e de difícil extração. As baterias de hoje usam 85% de níquel o que encarece o custo. Mas com o processo de enriquecimento de manganês, a eficiência é mais alta. A GM pretende usar essa bateria em modelos mais acessíveis deixando as de níquel manganês e cobalto para modelos premium. 

As baterias LMR também usam células prismáticas que são de fácil montagem. Ao todo a bateria LMR é 33% mais densa em energia. 

Com a montagem em lâminas aplicadas em módulos que permitem uma manutenção simples, a rescisão de peças nos módulos chega a 75% e os elementos do sistema de bateria como um todo são 50% mais baratos de se produzir. 

Quando chegam ao mercado?

As baterias LMR da General Motors estão desenvolvidas mas chegarão ao mercado apenas em 2028. A GM está desenvolvendo ao máximo sua cadeia de fornecedores para una alta escala e irá escalar a linha de produção a partir do final do ano que vem. 

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