Golpes com Pix crescem após lançamento do sistema de pagamentos

Sites falsos usam o nome do Pix para atrair vítimas

[Golpes com Pix crescem após lançamento do sistema de pagamentos]

FOTO: Reprodução

Desde a estreia do Pix no Brasil, no último dia 16 de novembro, já existem mais de 100 sites fraudulentos criados para atrair vítimas e fazer com que elas cliquem em um link perigoso que resulta na interceptação de dados bancários, segundo um relatório feito pela Kaspersky. 

Ao TechTudo, a empresa afirmou não saber o número de pessoas afetadas pelo golpe, pois apenas registra os domínios suspeitos que teria acesso a essas informações. O que ocorre é a análise dos sites e o consequente bloqueio para os usuários do software, caso as más intenções da página sejam confirmadas.

As páginas fraudulentas identificadas pela Kaspersky simulam as plataformas de Internet banking de grandes instituições financeiras. Os golpistas imitam as páginas dos banco e fazem o usuário digitar dados como número de conta, CPF e senha voluntariamente. A estratégia não envolve qualquer fragilidade do Pix, mas usa o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central como pretexto, dada a ampla divulgação da novidade.

Como forma de se proteger desses tipos de golpes, uma das opções é ficar atento a e-mails e mensagens privadas que solicitam registros, já que esses canais, geralmente, não são utilizados por bancos. Além disso, adotar o uso de antivírus no computador e dispositivos móveis, pois alguns softwares prometem bloquear acessos a sites perigosos antes do carregamento da página. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!