Google começa a liberar versão final do Android 11
Novo sistema operacional chega com mais privacidade e mudança nas notificações

Foto: Reprodução/Mundo Conectado
A Google começou a liberar, nesta terça-feira (8), a versão final do Android 11 para modelos selecionados dos celulares Pixel, OnePlus, Xiaomi, Oppo e Realme. A edição mais recente do sistema operacional chega com mudanças mais discretas do que seu antecessor, conhecido pela estreia oficial do modo escuro em smartphones Android.
A atualização prioriza a privacidade do usuário com a opção “permitir apenas uma vez” ao autorizar acesso de um aplicativo a alguma informação do celular (como câmera, armazenamento ou microfone), e também estreia emojis inéditos, com figuras redesenhadas de animais e novas carinhas.
As notificações também ganharam uma repaginada, com a opção de silenciar alertas na hora de gravar um vídeo, receber avisos de conversas importantes mesmo com o modo Não Perturbe ativado, e uma área reservada a mensagens de chats na central de notificações do Android.
Além disso, também é inaugurado o recurso multi-tarefa Bubbles, que permite responder conversas sem abrir o mensageiro em questão. O Android 11 estreia oficialmente a ferramenta de gravação de tela do celular, que o rival iOS, da Apple, tem desde a 11ª edição do sistema para iPhone.
Até então, usuários do sistema do Google precisavam baixar aplicativos de terceiros para capturar o que é feito no display, junto ao som do microfone, do smartphone ou de ambos. A nova edição do Android promete ainda ser mais protegida por oferecer maior rapidez às atualizações de brechas de segurança.