Google desenvolve acessório para combater vício em celular

Envelope de papel limita funções do smartphone a ligações e câmera

Por Da Redação
Ás

Google desenvolve acessório para combater vício em celular

Foto: Divulgação/ Google

O Google apresentou nesta semana um acessório curiosos que tem como objetivo desestimular o uso do celular. O acessório, na verdade, trata-se de um envelope de papel que guarda o aparelho e limita as suas funcionalidades com a ajuda de um aplicativo. 

O usuário tem a opção de fazer apenas chamadas comuns ou usar a câmera para fotos e vídeos, dependendo do modelo escolhido. O produto é gratuito e funciona no estilo faça-você-mesmo: é preciso baixar um PDF online, fazer a montagem manualmente e instalar o app para começar a usar.

A ideia é tornar o telefone menos atrativo e, com isso, ajudar a reduzir o número de horas gastas na utilização. Em levantamento recente da firma de monitoramento App Annie, o Brasil foi o terceiro país que mais passou tempo em apps, com média de três horas e 45 minutos diários por pessoa.

Ao encaixar o celular no envelope que permite ligações, o usuário tem à disposição apenas um teclado numérico desenhado em um dos lados do papel. As teclas permitem ligar para um número conhecido ou usar a função de discagem rápida para fazer uma chamada sem precisar digitar número por número, assim como em telefones antigos. É possível também ter acesso a um relógio: a tela ilumina os números do teclado para dizer a hora.

Na versão de câmera, o envelope traz recortes ao redor da câmera e do flash do celular, na parte de trás, apenas dois botões para capturar fotos e gravar vídeos.

Além de impedir o acesso a demais funcionalidades, o envelope é de uso único: para tirar do aparelho é preciso rasgar e inutilizar o acessório, obrigando a montagem de uma nova unidade para voltar a guardar o smartphone.

O aplicativo e os envelopes , por enquanto, são compatíveis apenas com o Pixel 3A, modelo que ainda não foi lançado no Brasil. O download do PDF está disponível na plataforma Github.
 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário