Google é mais eficaz no diagnóstico do câncer de mama do que médicos, aponta estudo
A pesquisa mostrou que a tecnologia reduziu em 9,4% o número de diagnósticos falsos negativos

Foto: Divulgação | Freepik
Um estudo realizado por pesquisadores da companhia de 'Mountain View' apontou que um software de inteligência artificial (AI) da Google foi mais eficaz no diagnóstico do câncer de mama do que os médicos. O resultado foi divulgado nesta quinta (1), na revista científica 'Nature'.
A pesquisa, que também foi realizada por pesquisadores do Google Health e da universidade de ciência, engenharia e medicina 'Imperial College London, consistiu na elaboração de um modelo de AI que analisou mais de 25 mil casos de mulheres inglesas e mais de três mil casos de mulheres americanas.
Comparado ao diagnóstico dos médicos, a pesquisa mostrou que a tecnologia reduziu o número de falsos positivos em 5,7% nas mulheres americanas e 1,2% nas britânicas. No caso dos falsos negativos, o número foi de 9,4% e 2,7%, respectivamente.
Segundo o estudo, a inteligência artificial teve acesso somente às imagens de raio-x das mamas das pacientes, enquanto os especialistas tinham todo o histórico de exames das mulheres.
Apesar do estudo, os pesquisadores informaram que o objetivo dos resultados é utilizar a tecnologia como reforço para auxiliar os médicos na detecção e diagnóstico mais rápido do câncer, já que, através do estudo, foi possível descobrir que o algoritmo consegue examinar as imagens em segundos.