Google faz homenagem a criador de máscara precursora da N95, mais utilizada contra covid-19
Dr. Wu Lien-teh é considerado o "pai" da medicina moderna

Foto: Reprodução | Google
O Google presta uma homenagem ao Dr. Wu Lien-teh nesta quarta-feira (10), data em que o epidemiologista chinês-malaio faria 142 anos. Considerado o "pai" da medicina moderna, Lien-teh foi o responsável por criar uma máscara precursora da N95, mais utilizada contra covid-19 pelos profissionais da saúde.
A cobertura cirúrgica foi criada em 1910, quando uma praga pneumônica assolava a região norte da China. Assim como a covid-19, a transmissão acontecia de pessoas para pessoa por meio das vias respiratórias.
Wu também trabalhou com o governo chinês para estimular o uso da máscara criada por ele, além de recomendar medidas para enfrentar a epidemia, como adoção de quarentena em estações de saúde e hospitais, restrição de viagens e aprimoramento de técnicas de esterilização.
A epidemia da Grande Praga da Manchúria terminou em abril de 1911, apenas quatro meses depois que o Dr. Wu Lien-Teh atuou para conter o avanço da doença.
Em 1935, o Dr. Wu Lien-teh se tornou a primeira pessoa com descendência chinesa a receber uma indicação ao prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina.