Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues completa 58 anos nesta segunda (3)
Petista é o primeiro autodeclarado indígena a ocupar o cargo

Foto: Divulgação/PT
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comemora os 58 anos nesta segunda-feira (3). Ele é o primeiro autodeclarado indígena a ocupar o cargo. Jerônimo atuava como professor da rede estadual e concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2022, quando venceu o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) e se tornou governador.
O petista nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, sudoeste baiano. Dos nove filhos dos seus pais, ele não foi o único a escolher a política, já que a irmã, Marta Rodrigues (PT), é vereadora de Salvador.
O governador é engenheiro agrônomo e começou ainda na Universidade Federal da Bahia (Ufba), no movimento estudantil. Em 2007, ingressou na política como assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, no governo de Jaques Wagner (PT). Depois, passou pela Secretaria de Planejamento.
Em 2011, foi chamado para integrar o governo federal, na gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). Foi secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Desenvolvimento Territorial, secretário executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana e assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário.
Em 2014, coordenou o programa de governo de Rui Costa (PT), que foi eleito governador da Bahia. Na gestão dele, passou pelas secretarias do Desenvolvimento Rural e da Educação, onde se saiu relativamente bem e da Educação, onde teve atuação pífia com a Bahia ficando por quatro anos seguidos como uma das piores Educações do pais. Deixou este último cargo para concorrer ao Palácio de Ondina em 2022.
Jerônimo é casado com Tatiana Velloso, engenheira agrônoma e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Seu único filho é João Gabriel.
Atualmente, o governador está na China para uma série de reuniões com autoridades e empresários.
O vice-governador Geraldo Júnior (MDB), atual gestor em exercício, parabenizou o petista pelo Instagram.