Governador de Alagoas nomeia filha, tia e prima para cargos no primeiro escalão
Em 11 de outubro de 2022, Paulo Dantas foi afastado do cargo por suspeitas em esquema de corrupção

Foto: Reprodução/Twitter
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), nomeou três familiares para cargos no primeiro escalão do estado. Um dia antes da posse, ele criou a Secretaria Extraordinária da Primeira Infância e indicou Paula Dantas, a própria filha, como chefe da pasta.
A prima do governador, Camila Dantas Lima e Silva, assumiu como titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura. Enquanto Samya Suruagy do Amaral Barros Pacheco foi reconduzida ao cargo de Procuradora-Geral. Ela atua na função desde maio de 2022.
Paula Cintra Dantas é formada em medicina pela Faceres, em São José do Rio Preto (SP), e pós-graduanda em sono pelo Hospital Albert Einstein. A filha do governador já assumiu a presidência da Liga de Humanização e de Geriatria e vice-presidente da Liga de Fisiologia da faculdade em que estudou.
Aprovada em concurso público, Samya Suruagy é procuradora de Alagoas desde 2003. Ela atuou por mais de sete anos como coordenadora da Procuradoria de Licitações e Contratos da PGE.
Inicialmente, Suruagy foi indicada para a Coordenadoria Geral do Interior (Arapiraca) e, em seguida, foi removida para o Procuradoria de Licitações e Contratos. Ela também foi professora Universitária e de cursos preparatórios para concurso público. Já Carla Dantas é advogada. Ela foi eleita deputada estadual por Alagoas nas eleições de 2022.
Em 11 de outubro do ano passado, o governador Paulo Dantas chegou a ser afastado do cargo após investigações da Polícia Federal apontarem a participação do político no centro de um esquema de corrupção.
A medida foi determinada pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na época e, até então, Dantas conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Renan Calheiros (MDB).