Governador do DF fecha Esplanada dos Ministérios para evitar protestos neste domingo (14)
Decreto se aplica para pedestres e veículos

Foto: Reprodução/ CNN
O governador do Distrito Federal, em Brasília, Ibaneis Rocha, decidiu fechar a Esplanada dos Ministérios neste domingo (14), por meio de decreto, para evitar possíveis protestos. A determinação se aplica para pedestres e veículos entre às 00h e 23h59.
A decisão foi publicada no sábado (13), após a Polícia Militar desmontar um acampamento que pertencia a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro instalado desde maio na Esplanada. O mesmo grupo também tentou invadir o Congresso Nacional.
Para justificar o decreto, Ibaneis afirmou que “parte das manifestações realizadas nessas aglomerações tem declarado conteúdos inconstitucionais” e também considerou que há “ameaças declaradas por alguns dos manifestantes aos Poderes constituídos”.
O governador ainda ressalta que as aglomerações notificadas nos últimos dias na Esplanada dos Ministérios se desencontram com as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus e disse que “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar uma maior proliferação da doença no Distrito Federal”.
O decreto determina que “qualquer manifestação na Esplanada dos Ministérios poderá ser admitida, desde que comunicada com antecedência e devidamente autorizada pelo Secretário de Segurança do Distrito Federal”.