• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governadora do DF envia projeto para conter alta do diesel e sinaliza alinhamento com Lula, diz coluna

Governadora do DF envia projeto para conter alta do diesel e sinaliza alinhamento com Lula, diz coluna

Celina já havia adiantado que o DF participaria da iniciativa do governo federal.

Por Da Redação
Às

Governadora do DF envia projeto para conter alta do diesel e sinaliza alinhamento com Lula, diz coluna

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, enviou à Câmara Legislativa um projeto de lei que prevê a adesão local à Medida Provisória nº 1.349 do governo federal, com o objetivo de conter a alta do preço do diesel em meio ao cenário internacional, marcado pela guerra no Irã. As informações são da coluna de Manoela Alcântara, do portal Metrópoles. 

A proposta foi encaminhada nesta terça-feira (28) para análise dos deputados distritais e ocorre após diálogo com o Ministério da Fazenda, comandado por Dario Durigan. A iniciativa é vista como um gesto de aproximação política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto autoriza o Distrito Federal a cooperar financeiramente com a União na concessão de subsídios aos importadores e distribuidores de óleo diesel de uso rodoviário. A medida busca garantir o abastecimento e reduzir o impacto dos preços para consumidores e setores dependentes do combustível.

Pelo texto, a contribuição do DF será de R$ 0,60 por litro de diesel, valor que será somado à participação da União no mesmo montante, totalizando R$ 1,20 por litro em subsídio. A ação faz parte de um esforço conjunto entre estados e governo federal para amenizar os efeitos da alta internacional dos combustíveis.

O envio do projeto também ocorre em um momento estratégico, um dia antes de a governadora formalizar junto ao governo federal um pedido de aval para a contratação de empréstimo ao Banco de Brasília (BRB).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário