Governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tomam posse neste domingo (1°)
Cláudio Castro (PL), reeleito pelo Rio de Janeiro, seguiu para Brasília, após sua cerimônia, para acompanhar a posse do presidente Lula (PT)

Foto: Agência Brasil
Os governadores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tomam posse neste domingo (1°). Tarcísio de Freitas, do Republicanos, juntamente com seu vice, Felício Ramuth (PSD), eleito com 13.480.643 votos, assumem SP pelos próximos quatro anos após quase três décadas com o PSDB no poder.
Foram elaboradas duas cerimônias de posse. Na primeira, que foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), às 9h, o governador e o vice eleitos foram recebidos pelo presidente do Parlamento paulista, deputado Carlão Pignatari (PSDB).
Logo depois, ambos seguiram em direção ao Plenário Juscelino Kubitschek, onde tomam posse, em definitivo, dos cargos, ao prometerem “cumprir e fazer cumprir” as Constituições federal e estadual e seguir as leis.
Cerca de 1.500 pessoas foram convidadas para a cerimônia, entre deputados federais e estaduais, secretários de estado, presidentes de empresas, prefeitos e vereadores.
No Rio de Janeiro, tomou posse o governador reeleito Cláudio Castro (PL), na Alerj (Assembleia Legislativa do RJ). Ele deverá permanecer no Executivo até 2026 ao lado do vice-governador eleito, Thiago Pamplona (União Brasil), que também foi empossado.
A solenidade foi realizada às 8h. Depois, o governador seguiu para Brasília, para acompanhar a posse do presidente Lula (PT).
Também reeleito, Romeu Zema (Novo) tomou posse neste domingo (1) como governador de Minas Gerais. Em cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Belo Horizonte, ao lado do vice-governador eleito Professor Mateus (Novo), o líder fez um juramento e assinou o termo de posse, sendo assim oficializado como chefe do Executivo estadual até 2026.
No evento, marcaram presença diversas personalidades políticas, como Fuad Noman, prefeito de BH, e Gabriel (sem partido), vereador belo-horizontino e presidente da Câmara Municipal da capital mineira.