Governadores pedem mais dinheiro ao Executivo para enfrentar a Covid-19

Os governadores querem também o alongamento do prazo para pagamento de empréstimos

[Governadores pedem mais dinheiro ao Executivo para enfrentar a Covid-19]

FOTO: Reprodução

Nesta quinta-feira (19), foi divulgada uma carta dos Governadores ao Governo Federal com pedidos de medidas emergenciais para enfrentamento da crise sanitária e econômica resultante do coronavírus. Em linhas gerais, eles querem mais recursos e alongamento do prazo para pagamento de empréstimos.

Os governantes estaduais ressaltam no documento a queda de arrecadação e o aumento de despesas, especialmente com saúde pública, e pedem que o governo amplie o repasse aos Estados para R$ 4,50 per capita para "financiar soluções imediatas e estruturantes na saúde pública, incluindo a prestação de atendimento em emergências hospitalares, a aquisição de 'kits coronavírus' e equipamentos, além da criação de novos leitos e conclusão de obras permanentes".

Eles pedem ainda a suspensão do pagamento de empréstimos tomados com bancos públicos e a disponibilização de linhas de crédito.

Os chefes dos Executivos estaduais demandam aprovação do chamado "Plano Mansueto" (PL 149/19) que está em análise no Congresso Nacional e a aplicação da Lei 10.835/04 que institui a renda básica de cidadania, para amparo da população economicamente vulnerável.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!