Governo afirma que Brasil cria 142,69 mil postos formais de trabalho em 2020

Guedes avaliou a alta no número de vagas como uma "grande notícia"

Por Da Redação
Ás

Governo afirma que Brasil cria 142,69 mil postos formais de trabalho em 2020

Foto: Reprodução/FDR

O Brasil gerou 142.690 empregos com carteira assinada em 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Economia. O resultado representa a diferença entre as contratações e as demissões. No ano passado, o país registrou 15.166.221 contratações e 15.023.531 demissões. Segundo os dados oficiais, 2020 foi o terceiro ano seguido com geração de empregos formais. Entretanto, foi o pior resultado para um ano inteiro desde 2017, quando foram fechadas 20.832 vagas com carteira assinada.  

O ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou que a criação de empregos formais em 2020 é uma “grande notícia”. “Em um ano terrível em que o PIB caiu 4,5%, criamos 142 mil novos empregos. A prioridade para o Brasil agora é saúde, emprego e renda. Esperamos que, assim que o Congresso retorne, resolvido o problema das novas lideranças e presidências da Câmara e do Senado, que o Brasil possa avançar com as reformas”, disse Guedes. 

Segundo o Ministério da Economia, mesmo com o crescimento dos empregos formais a partir de julho, ainda não houve recuperação das perdas registradas entre março e junho. No período, início da pandemia no país, o Brasil registrou 1,618 milhão de demissões a mais do que contratações. De julho a novembro, foram abertas 1,46 milhão de vagas com carteira assinada. Com os resultado de janeiro e fevereiro, porém, o ano fechou no positivo, confirmando uma previsão de Guedes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário