Governo anula portaria assinada por Moro e Mandetta sobre regras de isolamento

Portaria previa possibilidade de crime para quem descumprisse as regras

Por Da Redação
Ás

Governo anula portaria assinada por Moro e Mandetta sobre regras de isolamento

Foto: Reprodução

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e o ministro da Justiça, André Mendonça, anularam uma portaria que estabelecia regras sobre medida de isolamento durante a pandemia do novo coronavírus. O texto havia sido assinado pelos antecessores na pasta, Luiz Henrique Mandetta e Sergio Moro. 

Um dos pontos da portaria era que o poder público poderia adotar medidas de isolamento, quarentena e realização compulsória de exames. A portaria ainda previa que quem desobedecesse as medidas poderia ser acusado por crime do Código Penal, como "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa" (art. 268); ou "desobedecer a ordem legal de funcionário público" (art. 330). 

Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a adoção das medidas de isolamento e quarentena cabem aos estados e municípios, de acordo com as realidades locais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário