Governo apresenta primeiro trem do VLT do Subúrbio, fabricado na China
A expectativa é de que as duas linhas com 25 paradas beneficiem cerca de 600 mil pessoas

Foto: Reprodução / Instagram
Foi apresentado pelo Governo da Bahia nesta quinta-feira (8) o primeiro trem do sistema VLT, que será instalado no Subúrbio, que foi finalizado na fábrica da BYD, na China. Todo o sistema é feito em uma parceria público-privada entre o Governo do Estado e a Skyrail Bahia .
O modal é um veículo leve de transporte monotrilho, considerado um transporte sustentável e uma alternativa aos outros meios tradicionais.
De acordo com o governo, a expectativa é de que as duas linhas com 25 paradas beneficiem cerca de 600 mil pessoas que vivem hoje na região do Subúrbio.
Durante o evento virtual, o governador Rui Costa (PT) celebrou outro passo dado na construção do modal e celebrou a "parceria" entre a Bahia e a China.
"É com profundo orgulho que, neste momento, comemoro com vocês, povo da Bahia, mais uma parceria com o povo chinês, fica claro que o Brasil tem enorme potencial com essa diplomacia, um diálogo e a união entre os povos, podemos fazer parcerias em diversas áreas", disse o governador, que lembrou o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, a CoronaVac, pelo Instituto Butantan e a chinesa SinoVac.
O governador ainda agradeceu ao ex-secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, exonerado após a polêmica com a compra mal-sucedida dos respiradores, que segundo o petista ajudou nas negociações com os chineses.
Rui Costa destacou a importância de apostar em transportes "ecologicamente sustentáveis" e garantiu que pretende fazer o mesmo com os ônibus da capital e da região metropolitana.
"Estamos comemorando a conclusão do primeiro de muitos trens que serão fabricados e estarão em operação em 2022 em nosso estado, para o povo conhecer esse veículo moderno de transporte. O meio ambiente ganha, pois vamos introduzindo um transporte ecologicamente sustentável, moderno, vamos retirando o transporte por combustão, reduz a queima de combustível, que prejudica a saúde das pessoas", explicou.
O vice-governador João Leão (PP) marcou presença no evento remoto e disse que esta é mais uma "vitória" do governo Rui na Bahia.
Ele parabenizou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pellegrino, e reconheceu a importância do trabalho em conjunto com a China.
"Valeu todo o esforço", disse o João Leão.