Governo brasileiro manifesta interesse em participar de grupo que fabrica vacinas

Iniciativa garante que país receba imunização com percentual necessário para atender quem precisa

[Governo brasileiro manifesta interesse em participar de grupo que fabrica vacinas]

FOTO: Reprodução

O governo federal manifestou interesse, na quarta-feira (15), em participar do programa de cooperação Covax Facility, co-liderado pela Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI, na sigla em inglês), Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI) e Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como objetivo acelerar a fabricação de vacinas contra a Covid-19 e garantir o acesso igualitário do imunizante para todas as nações.  

No total, 75 países acenaram para aderir ao mecanismo, ofertando o financiamento dos próprios orçamentos públicos. Essa verba poderá ajudar até 90 nações de baixa renda que compõem uma outra linha de cooperação, a Covax Advance Market Commitment (AMC).

A vantagem da iniciativa é a garantia de que o país vai receber a imunização da Covid-19 capaz de atender ao percentual da população que mais necessita da proteção, a exemplo dos profissionais de saúde que estão na linha de frente e a população que se encaixa no grupo de risco.  

“Por meio do Covax, nossa aspiração é poder vacinar os 20% mais vulneráveis da população de todos os países que participam, independentemente do nível de renda, até o final de 2021. Garantir acesso justo não é apenas uma questão de equidade; é a maneira mais rápida de acabar com esta pandemia”, disse Richard Hatchett, CEO da CEPI.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vídeo: religiosos fazem convite para Freijoada 2024]

Evento acontece no Convento São Francisco, em Salvador

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!