Governo Britânico e o Brexit: Rainha Elisabeth II tem como prioridade o marco do 31 de outubro
Ela afirmou que o Reino Unido continuará a ser um líder em assuntos globais

Foto: Reprodução
A Rainha Elisabeth II em seu discurso nesta segunda-feira (14), na sessão de abertura do parlamento, declarou que a saída Reino Unido da União Europeia, apelidada como Brexit, tem como prioridade assuntos pertinentes ao governo britânico.
A Rainha afirma que a relação entre o governo britânico e o Continente será estabelecida, para que novas oportunidades sejam firmadas diante da saída da União Europeia. E para reforçar o comprometimento, novas leis irão garantir a permanência dos europeus que atualmente residem no Reino Unido.
Elisabeth II ainda enfatizou que nos assuntos globais, mesmo após a saída do Brexit, o país continuará a ser um líder em assuntos pertinentes, sobretudo, com uma reforma da malha férrea que passará a corresponder de maneira mais ríspida para crimes violentos, além de aumentar o investimento em ciência para garantir que 2% do orçamento sejam destinados para a defesa.
De acordo com a reportagem divulgada através do grupo G1, o primeiro-ministro, Boris Johnson, juntou-se a outros representantes da Câmara dos Comuns e ao ouvir a leitura da Rainha, ele correspondia com gestos de "sorrisos".
Em 24 julho, Johnson chegou ao poder defendendo a saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de outubro, com ou sem acordo, respeitando a promessa feita pelo Partido Conservador após o referendo que decidiu pelo divórcio em 2016.
No dia 28 de agosto, o premiê pediu à rainha para suspender - ou, no termo técnico, prorrogar - o Parlamento. A decisão é, em última instância, da monarca. Porém, ela agiu sob recomendação do primeiro-ministro.