Governo da Bahia divulga lista de selecionados no Programa Universidade Para Todos
Matrículas para o UPT estarão disponíveis de 5 a 9 de junho

Foto: Agência brasil
O governo da Bahia anunciou no sábado (3), a disponibilidade da lista oficial de candidatos selecionados no Programa Universidade Para Todos (UPT), oferecido pela Secretaria da Educação do estado. Os estudantes selecionados terão entre os dias 5 e 9 de junho para realizar suas matrículas presencialmente, nos locais e turnos escolhidos por eles.
A relação dos selecionados pode ser acessada no Portal do Governo da Bahia. O programa tem como objetivo fortalecer a aprendizagem e preparação de estudantes do último ano do ensino médio e egressos, com foco em processos seletivos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Serão disponibilizadas 18.966 vagas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, abrangendo 310 polos de funcionamento em 195 municípios. Essa quantidade representa um acréscimo de 3.966 oportunidades em relação ao ano de 2022, quando foram ofertadas 15 mil vagas. Na capital, Salvador, serão disponibilizados 34 polos com um total de 2.375 vagas.
O programa conta com a parceria de quatro universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e uma federal (UFRB). Por meio de nota, a coordenadora do programa pela Secretaria da Educação, Patrícia Machado, destacou que as equipes pedagógicas aproveitarão o período de matrícula para orientar os estudantes sobre o programa e esclarecer detalhes do processo de inscrição para o Enem.
No UPT, são abordados os conteúdos de todas as disciplinas do currículo escolar. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos polos de conhecimento e horários escolhidos pelos estudantes, ocorrendo em contraturno às aulas regulares e em horários opostos ao trabalho para os alunos que já concluíram o ensino médio.
Aos fins de semana, os estudantes terão a oportunidade de participar de projetos complementares, como aulões e revisão para o Enem, além de receber orientação profissional para auxiliá-los na definição de seus projetos de vida, conhecer os cursos oferecidos pelas universidades públicas e compreender o perfil profissional desejado, entre outros assuntos relevantes.


